Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Corretora tira dinheiro a clientes para compensar assalto informático

Poucos dias depois de ser invadida por piratas informáticos, a Bitfinex tomou uma decisão muito discutível para dividir as perdas. No espaço de minutos, todos os clientes perderam um terço do dinheiro guardado.

Corretora tira dinheiro a clientes para compensar assalto informático
Notícias ao Minuto

09:15 - 08/08/16 por Bruno Mourão

Economia Hong Kong

É uma solução praticamente inédita e que faz os clientes das casas de câmbio tremer ao pensar nas possíveis implicações de novas perdas de bitcoins em assaltos informáticos. 

Na semana passada, a corretora Bitfinex, de Hong Kong, viu os seus servidores serem invadidos e perdeu cerca de 58 milhões de euros, a maior parte roubados de contas de utilizadores. O rasto das 119.756 bitcoins perdidas ainda não foi encontrado, mas a Bitfinex precisa de liquidez para investigar o tema e manter as operações e por isso, "depois de muita análise, reflexão e consulta", decidiu remover 36% do saldo das contas de todos os clientes, mesmo aqueles que não foram afetados pela invasão. 

O objetivo é dividir as perdas igualmente, colocando em cada conta uma medalha equivalente ao dinheiro retirado para que mais tarde, após reaver as bitcoins roubadas, a casa de câmbio possa devolver os valores. 

"As medalhas BFX continuarão ativas até que sejam totalmente cobertas pela Bitfines ou possivelmente trocadas por ações" da Bitfinex, explicou o presidente da corretora de Hong Kong. 

A solução é inesperada e segundo a CNN, faz aumentar as suspeitas dos compradores sobre a segurança das bitcoins e a respetiva validez como alternativa às divisas físicas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório