Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Montepio: Participações em África passam para holding internacional

O Montepio vai integrar uma nova 'holding' com dois bancos holandeses e um fundo soberano da Noruega na qual ficarão as participações que detém no moçambicano Banco Terra e no Finibanco Angola, o que lhe permitirá melhorar os rácios de capital.

Montepio: Participações em África passam para holding internacional
Notícias ao Minuto

06:19 - 04/08/16 por Lusa

Economia Capital

"Através desta 'holding', que incorporará as operações detidas por estes parceiros em 20 países, deixamos de consolidar as operações Banco Terra e Finibanco Angola e temos um reforço da base de capital através da redução dos ativos ponderados pelo risco", afirmou à Lusa Jorge Félix Morgado, presidente da Caixa Económica Montepio Geral.

O gestor bancário disse ainda que esta operação permitirá ao banco "olhar para aqueles mercados de modo diferente", analisando eventuais oportunidades de consolidação que possam surgir.

Questionado se esta decisão tem que ver com a exigência do Banco Central Europeu (BCE) de os bancos europeus reduzirem a exposição aos grandes riscos em mercados como o de Angola, Félix Morgado referiu que é normal que as instituições bancárias tenham de tomar opções para lidar com essa situação, incluindo o Montepio, o FMO e o Rabobank, mas considerou que no caso do Montepio tal não é um problema significativo.

"No nosso caso é residual porque estas duas operações, quer em Moçambique quer em Angola, pesam cerca de 2% em termos de produto bancário consolidado. Para nós é mais importante o tema da gestão de risco, de futuro e de base de capital, através de ativos ponderados pelo risco, do que esse tema que se põe com mais frequência noutras instituições de crédito", afirmou.

O Montepio tem 45% do Banco Terra e 51% do Finibanco Angola, consolidando ambas as unidades nas suas contas.

Com a passagem destas participações para a nova 'holding', estimou o gestor, o rácio de capital do Montepio irá melhorar entre 15 e 20 pontos base.

Para já, o previsto é que o Montepio fique com uma participação entre 5% e 7% no capital da nova 'holding', que será denominada Arise, e que integrará no total participações em 20 países africanos do Montepio, dos bancos holandeses FMO e Rabobank e do fundo soberano norueguês Norfund. O objetivo é que esteja operacional a 01 de janeiro de 2017.

O Rabobank é uma cooperativa bancária holandesa que tem 7,4 milhões de clientes na Holanda e participações minoritárias em cinco companhias em cinco países africanos, Zâmbia, Tanzânia, Ruanda, Uganda e Banco Terra, em Moçambique, onde tem 45% numa parceria com o Montepio.

Já o FMO é um banco de fomento holandês com uma carteira de investimentos em 85 países e o Norfund -- Norwegian Investment Fund for Developing Countries é um fundo soberano norueguês cuja principal região de investimento é a África subsaariana.

Quanto ao Montepio, é um banco mutualista que tem como único acionista a Associação Mutualista Montepio Geral, empresa de topo do Grupo Montepio.

Em 2015, a Caixa Económica Montepio Geral teve prejuízos de 243,4 milhões de euros, acima dos cerca de 187 milhões de euros de perdas em 2014.

Para já ainda não são conhecidos os resultados do primeiro semestre, numa altura em que o banco passa por um período de reestruturação e com saída de trabalhadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório