Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

BPI não recomendou compra de obrigações do Novo Banco aos clientes

O presidente executivo do BPI, Fernando Ulrich, garantiu hoje que o banco não recomendou aos clientes que comprassem obrigações do Novo Banco, acrescentando que a instituição não perdeu dinheiro com a decisão do Banco de Portugal porque não tinha esses títulos.

BPI não recomendou compra de obrigações do Novo Banco aos clientes
Notícias ao Minuto

20:32 - 27/01/16 por Lusa

Economia Garantia

"O BPI não vendeu obrigações dessas aos seus clientes. Coisa diferente é que pode ter havido clientes que deram ordens de compra", afirmou Fernando Ulrich hoje, na apresentação aos jornalistas dos resultados do banco referentes a 2015.

Ulrich disse ainda que a entidade não perdeu dinheiro com a retransmissão de obrigações seniores do Novo Banco para o 'banco mau' BES, mas recusou avaliar a decisão.

"É um tema muito interessante do ponto de vista intelectual mas não vou dizer mais nada", afirmou.

O tema das obrigações seniores tem estado na ordem do dia depois de o Banco de Portugal ter decidido, a 29 de dezembro, passar para o BES a responsabilidade pelas obrigações não subordinadas ou seniores por este emitidas destinadas a investidores institucionais e que, na resolução do banco da família Espírito Santo, a 03 de agosto de 2014, tinham ficado sob a responsabilidade do Novo Banco.

Com esta medida - que reverteu a que tinha sido inicialmente tomada - a instituição liderada por Carlos Costa imputa potencialmente perdas aos credores seniores, uma vez que é provável que o 'banco mau', BES, não tenha capacidade financeira para assegurar o pagamento de capital e juros. No final de 2014, o BES registou prejuízos de nove mil milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório