Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Governo entende que reposição de rendimentos deve ser gradual

O ministro da Presidência reconheceu hoje que todos os executivos gostam de apresentar "medidas favoráveis", mas vincou que "responsavelmente" o Governo entende que a reposição de rendimentos deve ser feita gradualmente.

Governo entende que reposição de rendimentos deve ser gradual
Notícias ao Minuto

16:15 - 12/11/15 por Lusa

Economia Marques Guedes

"Todos os governos em democracia gostariam necessariamente de antecipar a reposição de rendimentos, baixar impostos, todas as medidas favoráveis e populares estarão sempre no objetivo de qualquer governo em democracia", vincou Luís Marques Guedes na conferência de imprensa que se seguiu à reunião de hoje do Conselho de Ministros.

O governante havia sido questionado sobre as propostas económicas do PS e dos acordos firmados pelo partido com outras forças políticas à esquerda.

Embora vincando que essa matéria deve integrar o "debate político-partidário", Marques Guedes sublinhou que o executivo não optou no seu programa pela reposição integral de rendimentos porque entendeu "que o país não tem condições para o fazer a não ser em gradualismo".

"Sobre a bondade ou irresponsabilidade das propostas apresentadas [pelo PS], deixo esse juízo para o debate político-partidário", prosseguiu o governante.

A conferência de líderes parlamentares agendou na quarta-feira o debate de projetos do PS sobre devolução de salários na Função Pública e sobretaxa de IRS mais rápida do que a prevista pelo Governo. Inicialmente, estava marcada para dia 20 de novembro a discussão de propostas de lei do Governo relativas à reposição salarial e à sobretaxa, mas a maioria de esquerda e o presidente da Assembleia decidiram que as iniciativas do Governo caducaram, levando o PSD e CDS-PP a assumir estes diplomas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório