Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Bruxelas trabalha para ajudar regresso de Portugal aos mercados

O comissário europeu dos Assuntos Económicos disse esta terça-feira que prossegue o trabalho com o Eurogrupo, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional no sentido de facilitar "um regresso bem-sucedido" aos mercados de Irlanda e Portugal.

Bruxelas trabalha para ajudar regresso de  Portugal aos mercados
Notícias ao Minuto

13:51 - 12/02/13 por Lusa

Economia Olli Rehn

"Continuamos a trabalhar, juntamente com os Estados-membros da zona euro, bem como naturalmente o BCE e o FMI, no sentido de facilitar um regresso bem-sucedido ao financiamento dos mercados tanto para Irlanda como Portugal, quando saírem dos programas de assistência financeira", afirmou Olli Rehn, no final de uma reunião dos ministros das Finanças da União Europeia, realizada hoje em Bruxelas.

Questionado sobre o ponto da situação dos pedidos de Dublin e Lisboa no sentido de serem prolongados os prazos para pagamento dos empréstimos concedidos ao abrigo dos programas de resgate, a presidência irlandesa da UE e o comissário responsável pelo euro indicaram que o assunto não foi discutido nem na reunião de segunda-feira do Eurogrupo, nem na de hoje ao nível dos 27, mas Rehn assegurou que a questão está a ser trabalhada.

"É um trabalho em progresso, que vamos continuar nas próximas reuniões do Eurogrupo e Ecofin", declarou o comissário finlandês.

Na véspera, o novo presidente do Eurogrupo, Jeoren Dijsselbloem, já indicara que os ministros das Finanças da zona euro vão analisar no próximo encontro, em Março, de que maneira podem apoiar Irlanda e Portugal a regressarem plenamente aos mercados.

"Iremos discutir na nossa próxima reunião, em Março (dia 4), a melhor forma de apoiarmos a Irlanda, assim como Portugal, a deixarem com sucesso os seus programas e a regressarem plenamente ao financiamento dos mercados", declarou Dijsselbloem, no final da primeira reunião a que presidiu desde que foi eleito para suceder a Jean-Claude Juncker na liderança do Eurogrupo.

Na anterior reunião do Eurogrupo, a 21 de Janeiro, o ministro das Finanças Vítor Gaspar solicitou ao Eurogrupo a extensão dos prazos de maturidade dos empréstimos a Portugal, de modo a facilitar o regresso aos mercados, afirmando ter a "expectativa fundada" do apoio dos seus parceiros do euro, recordando o compromisso assumido pelos líderes da zona euro em 2011, de facilitar o regresso de Irlanda e Portugal aos mercados desde que a condicionalidade dos programas fosse respeitada.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório