Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Gateway diz ter 600 milhões de "dinheiro fresco" para a TAP

O consórcio vencedor da companhia aérea portuguesa diz ter 600 milhões de "dinheiro fresco" para colocar na TAP.

Gateway diz ter 600 milhões de "dinheiro fresco" para a TAP
Notícias ao Minuto

18:02 - 16/06/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Consórcio

Humberto Pedrosa, o empresário que integra o consórcio Gateway, em conjunto com David Neeleman, vencedor da proposta aprovada pelo Governo para a compra da TAP, conta ao Expresso que tem mais de 600 milhões de euros em "dinheiro fresco" para colocar no capital da transportadora.

“O consórcio Gateway tem dinheiro fresco disponível para colocar no capital da TAP e isso consta na documentação entregue na proposta com que concorremos e que ganhou esta privatização”, garante o empresário português que aguarda agora a assinatura do acordo a 24 de junho.

Relativamente à entrada de novos aviões – 53 de nova geração – Humberto Pedrosa afirma que “está prevista que aconteça a partir de 2017” e nega qualquer intenção de vender previamente aviões da TAP para realizar dinheiro.

“O capital que vamos colocar na TAP será dinheiro novo e a entrada dos 53 novos aviões nada tem a ver com a atual frota da TAP”, esclarece o empresário, acrescentando que “a companhia tem contratos com cláusulas de leaseback em relação a alguns aviões”.

“Nem sequer sei se será necessário acionar estas cláusulas, o que não tem nada a ver com vender aviões para arranjar dinheiro – isso nunca esteve, nem está, nos nossos objetivos e é falso”, garante.

Ainda sobre a possibilidade de um banco brasileiro ficar com capital da TAP, Humberto Pedrosa diz, nesta entrevista ao semanário Expresso, não ter conhecimento desta situação. “Noto que a banca internacional se mostrou disponível para apoiar o nosso projeto, sabendo que temos dinheiro fresco suficiente para recapitalizar a TAP”, explica.

“A TAP acabou por ficar com uma grande concentração de dívida de muito curto prazo, que agora vai ser renegociada para se converter em dívida de médio e longo prazo. De todos esses bancos que têm vindo a contactar-nos, ainda teremos de fazer uma seleção para vermos quais poderão vir a trabalhar nos projetos que vão complementar o relançamento da TAP”, remata.

[Notícia atualizada às 18h16]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório