Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Reformas são a condição essencial para o crescimento"

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, aceita uma provável decisão do Banco Central Europeu (BCE) de compra de dívida pública, em nome da independência da instituição, mas pediu aos países europeus para continuarem as reformas.

"Reformas são a condição essencial para o crescimento"
Notícias ao Minuto

13:53 - 20/01/15 por Lusa

Economia Schäuble

"Aceitamos, se somos a favor da independência (da política monetária) temos de o fazer, mesmo que tenhamos uma opinião diferente", declarou o ministro alemão sobre a esperada decisão do BCE.

Schäuble falava a jornalistas alemães numa conferência de imprensa em Nova Deli, no final de uma visita de dois dias à Índia.

O BCE deverá anunciar na quinta-feira um novo programa de compra de ativos, incluindo dívida pública de países da zona euro, para evitar um cenário de deflação e estimular a economia.

A Alemanha tem manifestado reservas em relação a esse 'alívio quantitativo', mas salienta que defende a independência dos bancos centrais.

O ministro alemão manifestou, no entanto, dúvidas em relação à eficácia de uma política de compra de dívida soberana. O presidente do BCE, Mario Draghi, "é o próprio a dizer que os meios da política monetária são limitados, são as reformas estruturais que são decisivas", declarou.

As reformas estruturais são "a condição essencial para o crescimento", insistiu, acrescentando que a França e a Itália estão a seguir esse caminho.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório