Meteorologia

  • 01 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 16º

Importações crescem para níveis da 'era pré-troika'

O agravamento de 1.111 milhões de euros do défice comercial português face a 2013 aproxima este indicador de níveis registados antes da entrada da troika em Portugal, noticia o Jornal de Negócios. A entrada de bens cresceu três vezes mais que a saída de bens do país, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Importações crescem para níveis da 'era pré-troika'
Notícias ao Minuto

08:27 - 11/11/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Balança comercial

O indicador que mede a diferença entre a venda e a compra de bens por empresas nacionais ao exterior sofreu, de janeiro a setembro deste ano, um agravamento de 1.111 milhões de euros, avança o Jornal de Negócios.

Este agravamento deve-se, de acordo com a mesma publicação às importações, que se tornaram mais importantes e que se aproximam dos níveis registados antes da entrada da troika em Portugal.

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), nos primeiros nove meses do ano, o saldo comercial fixou-se nos 7,9 milhões de euros, ao passo que no mesmo período de 2013 este valor estava nos 6,8 mil milhões.

A subida de 1,1 mil milhões é o maior agravamento registado desde o ano da crise financeira.

A tendência deve-se às importações, que haviam caído e estagnado dois anos consecutivos, mas regressaram agora ao crescimento, anulando o avanço das exportações. A entrada de bens cresceu três vezes mais que a saída de bens do país.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório