Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

EDP Renováveis acorda venda de 49% da empresa à Three Gorges

A EDP Renováveis anunciou esta quinta-feira que chegou a um acordo com a China Three Gorges para a venda da participação accionista de 49% da EDP Renováveis Portugal e de 25% dos suprimentos, por 359 milhões de euros.

EDP Renováveis acorda venda de 49% da empresa à Three Gorges
Notícias ao Minuto

17:25 - 20/12/12 por Lusa

Economia Energia

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP Renováveis, detida em 77,5% pela EDP, anunciou que chegou hoje a acordo com a Chine Three Gorges International (CTGI), subsidiária da China Three Gorges (CTG) "para a venda de uma participação accionista representativa de 49% do capital social da EDP Renováveis Portugal e de 25% dos suprimentos" realizados pela empresa.

O valor total da operação é de 359 milhões de euros.

"A transacção está sujeita à prévia obtenção de autorizações regulatórias das entidades competentes, sendo esperada a sua conclusão durante o primeiro semestre de 2013".

De acordo com o comunicado, a operação inclui 615 megawatts de parques eólicos em operação em Portugal, com uma vida média de seis anos, assim como 29 megawatts em desenvolvimento, "que beneficiam de uma remuneração em regime de 'feed-intariff'".

Entre Setembro de 2011 e Setembro último, o resultado antes de impostos, juros, amortizações e depreciações (EBITDA) e o lucro da EDP Renováveis em Portugal alcançou 116 milhões de euros e 43 milhões de euros, respectivamente.

"O valor total de activos fixos líquidos, por referência a Setembro de 2012, é de 558 milhões de euros", refere a energética, adiantando que a EDP Renováveis "irá manter a consolidação integral dos activos".

Este montante é dividido entre 513 milhões de euros de capitais próprios, 478 milhões de euros relativos a empréstimos accionistas e dívida externa (incluindo o montante de investimento esperado para os 29 megawatts em desenvolvimento) e ainda os 20 milhões de euros relativos a interesses accionistas minoritários em quatro parques eólicos.

"O múltiplo EV/MW [entreprise value/megawatt] implícito da transacção ascende a 1,57 milhões de euros por megawatt. Adicionalmente, o 'portfolio' de activos acima mencionados, desde a sua entrada em operação até esta data gerou um cash-flow operacional de 528 milhões de euros".

Esta operação acontece no âmbito da parceria estratégica entre a EDP e a China Three Gorges acordada em Dezembro do ano passado e que se iniciou em maio último.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório