Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Grande parcela dos fundos comunitários para fomentar uma "economia aberta"

O ministro-adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, afirmou hoje que uma grande parcela dos fundos comunitários para os próximos sete anos está a ser dirigida para projetos que fomentem uma "economia aberta" e "competitiva" a nível internacional.

Grande parcela dos fundos comunitários para fomentar uma "economia aberta"
Notícias ao Minuto

14:27 - 22/10/14 por Lusa

Economia Poiares Maduro

"O país tem tido tradicionalmente sempre uma grande dificuldade em crescer de forma sustentável, porque não temos um tecido económico que seja altamente exportador", disse o governante, no âmbito da visita oficial à Região Autónoma da Madeira, de dois dias, que hoje termina.

"É para essa transformação da nossa economia, para uma economia aberta, que seja competitiva internacionalmente, que nós estamos a dirigir a grande parcela dos fundos europeus", vincou.

Poiares Maduro explicou que é essa política que "vai permitir [Portugal] não apenas crescer, mas crescer de forma sustentável e sem os desequilíbrios externos que geraram graves problemas financeiros no país que hoje em dia ainda está a pagar".

O ministro falava após ter visitado várias empresas na Madeira, que considerou serem "projetos que refletem essa nova capacidade empresarial de inovar e de exportar".

"Sobretudo, gostaria de notar a circunstâncias das empresas que estou a visitar hoje corresponderem aquilo que deve ser o futuro do país em termos de atividade empresarial", realçou, salientando que correspondem "ao alto potencial exportador e de inovação" que o Governo pretende apoiar com os fundos estruturais do Portugal 2020.

Nesta segundo e último dia de visita à Região Autónoma da Madeira, acompanhado pelo vice-presidente do governo madeirense, João Cunha e Silva, Poiares Maduro visitou um conjunto de empresas, designadamente a Awaiba, na área do desenvolvimento e comércio de componentes microeletrónicos, e a Bloco Multimodular de sistemas de edificação, no Funchal.

Depois, deslocou-se à Zona Franca Industrial no Caniçal, onde esteve na Madebiotech, implantada no Centro de Negócios da Madeira, que foi criada para apostar no comércio do recursos naturais da região, entre os quais o potencial da flora na indústria alimentar, farmacêutica, cosmética, turismo de saúde e bem-estar.

Na terça-feira, Poiares Maduro esteve reunido com o presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório