Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Ministério da Saúde tem 30 dias para se pronunciar

O Ministério da Saúde afirmou hoje que, face ao anúncio de Oferta Pública de Aquisição (OPA) lançada pelo grupo mexicano Angeles sobre a Espírito Santo Saúde, tem 30 dias para se pronunciar após um pedido formal de apreciação.

Ministério da Saúde tem 30 dias para se pronunciar
Notícias ao Minuto

07:02 - 19/08/14 por Lusa

Economia OPA/ES Saúde

Face ao anúncio da OPA "o Ministério da Saúde (assim como o Ministério das Finanças) irá verificar e assegurar que o novo acionista cumpre os requisitos exigidos no contrato de gestão em PPP (Parceria Público-Privada), em vigor", refere uma nota do gabinete do ministro da Saúde, Paulo Macedo.

Segundo o texto, "este tipo de situação - alteração da estrutura acionista - está previsto no contrato de gestão. O Ministério da Saúde dispõe de 30 dias para o fazer, depois de um pedido formal de apreciação que tem de ser feito pelos novos acionistas".

O Ministério da Saúde disse ainda que vai solicitar à Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo para "diligenciar de forma proativa e preventiva que a nova realidade do grupo Espírito Santo não afete o cumprimento de todas as obrigações assumidas" no contrato de gestão e que "os compromissos assumidos e as garantias prestadas pelas entidades gestoras e acionistas permanecem válidas e plenamente eficazes".

O grupo mexicano anunciou hoje uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) voluntária sobre a totalidade do capital da Espírito Santo Saúde (ESS), ao oferecer 4,30 euros por cada ação, valor que incorpora um prémio de 9,05% por cada título da ESS, em relação ao último preço de negociação das ações hoje (3,943 euros).

A ESS é dona, entre outros ativos, do Hospital da Luz, em Lisboa, e gere, em regime de Parceria Público-Privada, o Hospital de Loures.

A ESS é atualmente detida maioritariamente pela Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo (GES).

No final de maio, a ESS anunciou que o seu lucro quase duplicou em termos homólogos no primeiro trimestre do ano, para 4,6 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório