Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

Oferta de casas para arrendar dispara 81% no início de 2024

A oferta de habitação disponível para arrendar Portugal subiu em 19 capitais de distrito no último ano.

Oferta de casas para arrendar dispara 81% no início de 2024
Notícias ao Minuto

09:16 - 17/04/24 por Notícias ao Minuto

Economia arrendar

A oferta de casas para arrendar disparou 81% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado, de acordo com dados da plataforma idealista, divulgados esta quarta-feira. 

"Algumas iniciativas implementadas pelo anterior Governo no setor da habitação parecem estar a impactar o mercado de arrendamento em Portugal, com um aumento significativo na oferta de casas para arrendar. As restrições ao Alojamento Local, o fim do regime de Residentes Não Habituais (RNH) e a redução de impostos sobre as rendas podem também ter contribuído para um reforço da disponibilidade de imóveis no mercado", explica Ruben Marques, porta-voz do idealista, citado em comunicado. 

Contudo, considera que "os próximos meses serão decisivos para observar o comportamento do mercado de arrendamento, tendo em conta a evolução do contexto económico e político, nomeadamente a revogação de algumas medidas do Mais Habitação tal como anunciou recentemente o novo Governo". 

A oferta de habitação disponível para arrendar Portugal subiu em 19 capitais de distrito no último ano. A liderar a lista encontra-se Bragança (191%), Porto (129%), Leiria (128%), Lisboa (102%), Aveiro (99%), Braga (92%), Coimbra (84%) como as capitais de distrito onde 'stock' para arrendar casa mais aumentou. Seguem-se Castelo Branco (73%), Faro (71%), Vila Real (67%), Beja (64%), Funchal (55%), Setúbal (55%), Guarda (29%), Évora (28%), Ponta Delgada (17%), Santarém (10%), Portalegre (8%) e Viseu (3%).

Por outro lado, em Viana do Castelo a oferta diminuiu 2%, sendo a única cidade analisada onde o 'stock' desceu.

Leia Também: Canadá vai taxar os mais ricos para financiar habitação

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório