Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Crédito a empresas e consumo ficou ligeiramente mais restritivo

A concessão de crédito a empresas e ao consumo ficou ligeiramente mais restritiva no primeiro trimestre devido à perspetivas económicas gerais, segundo o Inquérito ao Mercado de Crédito hoje divulgado pelo Banco de Portugal.

Crédito a empresas e consumo ficou ligeiramente mais restritivo
Notícias ao Minuto

13:34 - 09/04/24 por Lusa

Economia Crédito

Segundo os bancos, os critérios de concessão de crédito a empresas e a particulares mantiveram-se inalterados no primeiro trimestre, mas houve ligeiro aumento da restritividade na concessão de crédito às empresas e a consumo e outros fins, devido a perspetivas económicas gerais e à capacidade de crédito dos consumidores.

No futuro próximo, esperam os bancos que os critérios de concessão fiquem praticamente inalterados no crédito a empresas e no crédito à habitação e ligeiramente mais restritivos no crédito ao consumo e outros fins.

Já na procura de empréstimos, indicam uma ligeira diminuição da procura por parte das Pequenas e Médias Empresas (PME) e ligeira diminuição nos segmentos da habitação e do consumo e outros fins e, no curto prazo, é esperada ligeira diminuição da procura de crédito por parte das empresas e de crédito a consumo e aumento da procura de crédito para a habitação.

Leia Também: Zona euro. Bancos flexibilizam crédito à habitação pela 1.ª vez em 2 anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório