Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Confiança dos investidores na Alemanha melhora em março pelo 8.º mês

A confiança dos investidores na Alemanha melhorou em março, pelo oitavo mês consecutivo, devido à expectativa de que o Banco Central Europeu (BCE) reduza as taxas de juros nos próximos seis meses, foi hoje anunciado.

Confiança dos investidores na Alemanha melhora em março pelo 8.º mês
Notícias ao Minuto

12:09 - 19/03/24 por Lusa

Economia BCE

Num comunicado hoje divulgado, o centro de investigação económica europeia de Leibniz (ZEW) informa que o índice de confiança ZEW subiu para 31,7 pontos em março, o valor mais alto desde janeiro de 2022 e mais 11,8 pontos do que no mês anterior (19,9 pontos).

A avaliação da situação atual melhorou em março em relação a fevereiro, mas em menor grau do que o esperado, situando-se em -80,5 pontos, mais 1,2 pontos do que em fevereiro (-81,7 pontos).

De acordo com o presidente do centro ZEW, Achim Wambach, esta avaliação da situação económica atual está, de certa forma, a abrandar o aumento das expectativas económicas.

Wambach acrescentou que, no caso da confiança no investimento, 80% dos inquiridos acreditam que o BCE irá reduzir as taxas nos próximos seis meses, o que explicaria as expectativas mais otimistas no setor da construção.

Além disso, o setor exportador alemão beneficiou de melhores perspetivas para a economia chinesa e de expectativas mais baixas para a taxa de câmbio do dólar face ao euro.

No caso da zona euro, o índice de confiança do investimento ZEW subiu para 33,5 pontos em março, mais 8,5 pontos que em fevereiro, enquanto a avaliação da situação atual piorou, com o respetivo indicador a cair para -54,8 pontos, contra -53,4 pontos em fevereiro.

Leia Também: Cortar juros? "Estamos em condições de o poder fazer", acredita Centeno

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório