Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Cortar juros? "Estamos em condições de o poder fazer", acredita Centeno

A próxima reunião do BCE está marcada para 11 de abril.

Cortar juros? "Estamos em condições de o poder fazer", acredita Centeno
Notícias ao Minuto

07:21 - 19/03/24 por Notícias ao Minuto

Economia Mário Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, considerou, na segunda-feira, que o Banco Central Europeu (BCE) está já em condições de cortar as taxas de juro. Contudo, não adiantou detalhes sobre possíveis datas. 

"A grande preocupação que existe neste momento é, precisamente, saber e determinar o momento ótimo de começar a descer as taxas de juro na área do euro. (...( Acho que neste momento estamos em condições de o poder fazer", disse Centeno, no âmbito do concurso concurso Geração Euro

Vale recordar que a próxima reunião do BCE está marcada para 11 de abril, mas a presidente da instituição, Christine Lagarde, já disse que o BCE só terá dados para tomar essa decisão por altura do verão. 

O ex-ministro das Finanças disse ainda que uma das questões que se coloca é perceber "até quando é que o mercado de trabalho pode continuar a sustentar este aparente melhor comportamento da economia", considerando: "neste momento estamos em condições" de procurar novos estímulos de crescimento da área do euro e a descida das taxas de juro, "quando ela se começar a materializar" vai ser um dos estímulos para evitar a recessão.

"Funcionamento do mercado de trabalho" tem permitido evitar "recessão"

O governador do Banco de Portugal disse hoje que a grande preocupação neste momento é saber quando cortar as taxas de juro, sem entrar em recessão, realçando que o que tem permitido evitar a recessão é o mercado laboral.

Lusa | 19:21 - 18/03/2024

Mário Centeno disse ainda que neste momento o cenário base para a área do euro é de estagnação e não de recessão, considerando que se pode falar em sucesso pelo facto de ter sido possível evitar um processo recessivo, apesar do "aumento significativo" das taxas de juro.

Na sua reunião de 7 de março, o BCE decidiu manter as taxas de juro inalteradas, o que aconteceu pela quarta vez consecutiva desde outubro de 2023. Para trás ficaram 10 subidas das taxas, desde meados de 2022, colocando-as no nível mais elevado de sempre.

Leia Também: BCE mantém valor das reservas não remuneradas dos bancos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório