Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Alibaba aprova recompra adicional de ações no valor de 23 mil milhões

O grupo de comércio eletrónico chinês Alibaba Group aprovou, na quarta-feira, uma autorização adicional de 23 mil milhões de euros para recompra de ações, após receitas abaixo do esperado no último trimestre de 2023.

Alibaba aprova recompra adicional de ações no valor de 23 mil milhões
Notícias ao Minuto

07:07 - 08/02/24 por Lusa

Economia Alibaba

As ações da empresa negociadas na bolsa de valores de Hong Kong afundaram 6,8% durante a sessão de hoje, depois da apresentação dos resultados.

O preço das ações da Alibaba cotadas em Nova Iorque caiu 5,9% na quarta-feira, após ter desvalorizado quase 26%, no ano passado.

A Alibaba registou um aumento de 5% nas vendas para 260,3 mil milhões de yuan (quase 34 mil milhões de euros) no trimestre que terminou em dezembro, falhando ligeiramente as estimativas dos analistas.

O lucro líquido caiu para 14,4 mil milhões de yuan (1,85 mil milhões de euros), uma queda de 77%, em comparação com o ano anterior.

A empresa, sediada em Hangzhou (leste), atribuiu a drástica diminuição ao declínio dos investimentos em ações e à queda das receitas. A Alibaba tem lutado para sustentar o crescimento e enfrenta uma concorrência crescente no setor do comércio eletrónico por parte de rivais como a Pinduoduo e a ByteDance, que opera a rede social TikTok.

Numa chamada com analistas, o presidente da Alibaba, Joseph Tsai, disse que a empresa já não planeia cotar as ações da unidade de logística Cainiao e da unidade de negócios de mercearia Freshippo, dadas as "condições de mercado desafiantes".

Anteriormente, o grupo abandonou os planos de cisão do negócio de nuvem, citando incertezas sobre as restrições à exportação dos Estados Unidos de 'chips' semicondutores avançados usados.

A Alibaba está a tentar vender algumas das participações não essenciais, incluindo várias operações de retalho, disse Tsai.

"Temos uma série de negócios tradicionais de retalho físico no nosso balanço e estes não são o nosso foco principal", afirmou.

A empresa reestruturou inicialmente as atividades em março, dividindo-as em seis unidades que acabaram por angariar capital próprio, ao mesmo tempo que abriu o capital para melhorar o valor para os acionistas.

Na tentativa de acelerar o crescimento, em dezembro, a Alibaba nomeou o atual diretor executivo Eddie Wu como novo diretor do negócio de comércio eletrónico, substituindo Trudy Dai, executiva de longa data da Alibaba. Isso aconteceu semanas depois de a rival PDD, que opera a Pinduoduo, ter ultrapassado a Alibaba em valor de mercado.

A empresa tem lutado para recuperar, na sequência de uma repressão regulamentar sobre a indústria tecnológica na China e de uma multa de 2,8 mil milhões de dólares (2,6 mil milhões de euros) que teve de pagar depois de as autoridades terem considerado que tinha violado os regulamentos antimonopólio.

Leia Também: Menos 6.000 pedidos de subsídio de desemprego na semana passada nos EUA

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório