Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 19º

Aeroporto. Promotor do projeto em Santarém contesta critérios da CTI

O promotor do aeroporto em Santarém, Carlos Brazão, defendeu hoje que a análise da Comissão Técnica Independente (CTI) não "é conforme com as recomendações da União Europeia" no que diz respeito ao conceito da zona de influência.

Aeroporto. Promotor do projeto em Santarém contesta critérios da CTI
Notícias ao Minuto

15:01 - 18/01/24 por Lusa

Economia Aeroporto

"Uma das coisas que percebemos é que esta análise da CTI não é conforme com as recomendações da União Europeia. Ficámos surpreendidos porque há uma recomendação da União Europeia que diz que a zona de influência de um aeroporto é uma hora de carro ou de comboio a partir do aeroporto, ou 100 km. A Comissão Técnica Independente inventou um conceito restritivo que é 30 minutos de carro" disse Carlos Brasão.

O promotor do projeto 'Magellan 500', que defende o aeroporto em Santarém, falava aos jornalistas após a sessão pública de apresentação do "Relatório Preliminar do Novo Aeroporto de Lisboa", que decorreu hoje em Santarém.

Carlos Brazão acusou assim a CTI de "inventar um critério restritivo" e de não obedecer aos critérios definidos pela União Europeia.

O promotor disse ainda que a CTI não aplicou este critério de forma "uniforme" e pediu uma revisão do conceito de zona de influência.

"Esse critério não é aplicado de forma uniforme. No caso de Alcochete, são 55 km até Amadora, atravessando Lisboa toda. Não se consegue atravessar o campo de tiro de Alcochete e atravessar Lisboa toda até Amadora em 30 minutos. Pedimos uma revisão de como essas zonas de influência foram definidas e calculadas", referiu.

Também o presidente da Câmara de Santarém, Ricardo Gonçalves, disse, em declarações à Lusa, que a CTI utilizou critérios "que não beneficiaram Santarém".

O autarca continua a não concordar com algumas das considerações da CTI, referindo que a opção Santarém era "aquela que melhor aproveitava as acessibilidades já existentes" e que "promovia uma melhor coesão territorial".

Os promotores do projeto aeroportuário de Santarém estão agora a alterar o plano para ir ao encontro das exigências da CTI, que excluiu Santarém como uma solução viável por razões de navegação aérea.

Segundo Carlos Frazão, os promotores vão apresentar novas soluções para resolver os problemas de espaço aéreo, referindo que estão "complemente confiantes" que Santarém é uma "boa solução para o país".

Durante a apresentação do "Relatório Preliminar do Novo Aeroporto de Lisboa" em Palmela, no distrito de Setúbal, na quarta-feira, a coordenadora da CTI, Maria do Rosário Partidário, disse que Santarém poderia funcionar como um aeroporto complementar mas não seria viável como um aeroporto alternativo autónomo, devido às limitações de navegação aérea apresentadas por esta solução aeroportuária.

"A questão da inviabilidade de Santarém, como está no relatório [da Comissão Técnica Independente], deve-se a uma restrição, que foi identificada pela NAV [empresa que assegura o controlo de tráfego aéreo em Portugal], de 24 movimentos por hora, devido à navegação aérea. E isso não é viável para um aeroporto internacional que seja alternativo à Portela. É viável para um aeroporto complementar à Portela, não é viável para um aeroporto internacional. Foi por isso que nós dissemos que não era viável", explicou.

Maria Rosário Partidário referiu, contudo, que não descarta a opção Santarém e que, se houver uma mudança significativa na proposta desta solução aeroportuária, a CTI irá analisá-la novamente.

Estas propostas têm que ser apresentadas até ao dia 26 de janeiro, que é o prazo final da consulta pública sobre o Relatório Ambiental.

O estudo realizado pela Comissão Técnica Independente classificou a construção do futuro aeroporto de Lisboa no campo de tiro de Alcochete, no distrito de Setúbal, como a melhor opção para a nova infraestrutura aeroportuária, mas a decisão final será da responsabilidade do próximo Governo.

[Notícia atualizada às 15h59]

Leia Também: Plano alterado? Comissão do novo aeroporto admite reavaliar Santarém

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório