Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 19º

Sindicatos da UGT propõem aos bancos pagamento de salário extra

Os sindicatos bancários da UGT propuseram às instituições financeiras o pagamento de um salário extra a todos os trabalhadores, face aos lucros históricos registados.

Sindicatos da UGT propõem aos bancos pagamento de salário extra
Notícias ao Minuto

18:23 - 13/12/23 por Lusa

Economia UGT

"Os três sindicatos bancários da UGT (SBN -- Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro de Portugal, Mais Sindicato e SBC - Sindicato dos Bancários do Centro) enviaram uma carta aos cinco maiores bancos do país propondo a atribuição de um salário extra a todos os respetivos trabalhadores, pelo facto de o setor ter registado resultados históricos", lê-se num comunicado conjunto.

As três estruturas sindicais lembraram que, até setembro, a Caixa Geral de Depósitos totalizou lucros de 987 milhões de euros, o BCP de 650 milhões de euros, o Novobanco de 638 milhões de euros, o Santander de 621 milhões de euros e o BPI de 390 milhões de euros.

Para os sindicatos, tendo em conta que estes resultados estão ligados ao desempenho dos trabalhadores dos bancos em causa, "afigura-se da mais elementar justiça que sejam compensados e reconhecidos pelo abnegado esforço em prol dos bancos onde laboram".

Contudo, os sindicatos notaram que este repto estende-se às restantes instituições de crédito, uma vez que todos os bancos tiveram lucros.

"Que nenhum se exima às suas responsabilidades, que englobam, com a atitude pretendida, os elevados valores da ética, da justiça e da moral social. Os bancários merecem. Portugal merece ver estes valores plasmados no setor, que é a coluna vertebral do desenvolvimento do país", concluíram.

Leia Também: UGT apela a caminho na UE que se afaste da "má memória" da austeridade

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório