Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 23º

Subsídios de desemprego e doença só serão repostos em julho

Os cortes nos subsídios de doença e de desemprego que foram objeto de chumbo por parte do Tribunal Constitucional vão manter-se ainda este mês. Segundo o Jornal de Negócios, os subsídios por inteiro só vão ser pagos em julho. O mesmo acontece com as pensões de sobrevivência.

Subsídios de desemprego e doença só serão repostos em julho
Notícias ao Minuto

08:30 - 04/06/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Chumbo

Os juízes do Palácio Ratton declararam inconstitucionais os cortes dos subsídios de doença e desemprego que estavam a ser aplicados pelo Orçamento do Estado para 2014. A decisão foi conhecida a 30 de maio, mas não terá efeito já este mês.

A justificar tal situação, o Instituto de Informática e o Instituto da Segurança Social, citados pelo jornal Público, alegam que “o acórdão apenas foi conhecido após o início do processamento de junho de 2014”, pelo que os efeitos do chumbo só se farão sentir em julho.

Uma vez que a decisão do Tribunal Constitucional tem efeitos retroativos, os cortes de 5% e 6% permitirão aos contribuintes um reembolso de 25% a 30% do subsídio.

O mesmo deverá acontecer com os cortes nas pensões de sobrevivência, pagas na totalidade a partir de julho e com os retroativos a chegar aos bolsos dos contribuintes no mês seguinte, ou seja, em agosto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório