Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Banco de Inglaterra sobe taxas de juro em 50 pontos base para 4%

O Banco de Inglaterra anunciou hoje um novo aumento de 0,5 pontos percentuais nas taxas de juro, de 3,5% para 4%, o nível mais alto em 14 anos, para combater a inflação no Reino Unido.

Banco de Inglaterra sobe taxas de juro em 50 pontos base para 4%
Notícias ao Minuto

12:46 - 02/02/23 por Lusa

Economia Reino Unido

Como os analistas tinham esperado, o comité de política monetária da instituição votou a favor deste novo aumento, o décimo consecutivo.

O anúncio chega numa altura em que a inflação homóloga do país foi de 10,5% em dezembro, em comparação com 10,7% em novembro.

As taxas de juro do país estão agora no nível mais alto desde outubro de 2008, quando o banco central britânico as começou a baixar em resposta à crise financeira.

Na reunião de hoje, sete membros do comité de política monetária do banco (Monetary Policy Committee, MPC) defenderam o aumento das taxas contra dois que eram a favor da manutenção.

"Olhando para o futuro, o MPC ajustará as taxas conforme necessário para trazer a inflação de volta ao objetivo de 2% de forma sustentável a médio prazo", disseram os membros do MPC num relatório divulgado hoje.

O Banco de Inglaterra estima que o Reino Unido entrou em recessão janeiro de 2023 e que durará cinco trimestres, mas será menos profunda do que o esperado.

O Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido deverá cair 0,5% em 2023 e 0,25% em 2024, uma recessão "muito menos profunda" do que a que incluía recuos de 1,5% e 1% prevista em novembro passado, nota o banco central no relatório de política monetária.

Em relação a 2025, prevê que o PIB do Reino Unido cresça 1%.

O MPC disse que as perspetivas para o mercado de trabalho também melhoraram e acredita que a taxa de desemprego subirá até 5,25%, abaixo da estimativa anterior de 6,5%.

O Banco acredita também que a economia britânica não voltará à sua dimensão pré-pandemia antes de 2026.

Após tomar conhecimento destes números, o ministro das Finanças britânico, Jeremy Hunt, indicou que o Governo apoia "as ações tomadas hoje pelo Banco de Inglaterra para fazer baixar a inflação este ano".

"Desempenharemos o nosso papel para assegurar que as decisões do Governo estejam em conformidade com a abordagem do Banco, resistindo agora mesmo ao impulso de financiar despesas adicionais ou de reduzir os impostos através da contração de empréstimos, o que apenas acrescentaria combustível ao fogo da inflação e prolongaria a dor para todos", disse Hunt.

[Notícia atualizada às 13h37]

]Leia Também: Bolsas europeias em alta, à espera do BCE e do Banco de Inglaterrah

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório