Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Licenciados "vão aprender lá fora, mas a maioria vai voltar", diz Paulo Azevedo

O presidente executivo da Sonae SGPS, Paulo Azevedo, desdramatizou, esta sexta-feira, a saída de jovens licenciados portugueses para trabalhar no estrangeiro, considerando que "vão aprender lá fora e a maioria vai voltar".

Licenciados "vão aprender lá fora, mas a maioria vai voltar", diz Paulo Azevedo
Notícias ao Minuto

19:04 - 16/11/12 por Lusa

Economia Sonae

"É melhor trabalharem no estrangeiro do que estarem desempregados. Obviamente que a situação que está na base disso é negativa, não há saídas e emprego suficientes, mas as pessoas também vão aprender lá fora e a maioria delas vai voltar, as coisas hão-de dar a volta", considerou o gestor em declarações à agência Lusa.

Falando à margem do seminário ‘Educação - Compromisso com as novas gerações’, promovido pela Câmara do Porto para divulgar o programa educativo municipal Porto de Futuro, Paulo Azevedo sustentou que "o problema seria ainda maior" se os jovens não fossem formados, mesmo que depois acabem por ir aplicar as suas competências no estrangeiro.

Na sua opinião, a saída dos jovens licenciados resulta de uma situação conjuntural, decorrente da "situação económica negativa" do país, e não de um "desajuste entre a oferta e a procura", como já aconteceu no passado.

"Muitas das pessoas que estão a sair agora - como engenheiros e técnicos - são as profissões que estão a ser procuradas lá fora e que deveriam estar a ser procuradas cá, se o país estivesse com outro desempenho económico. Agora, realmente, a nossa situação económica é negativa, mas há-de melhorar", sustentou Paulo Azevedo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório