Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Empresas estimam aumento de 15,6% nas exportações de bens em 2022

Trata-se de uma revisão em alta da previsão efetuada em novembro.

Empresas estimam aumento de 15,6% nas exportações de bens em 2022
Notícias ao Minuto

11:03 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia Empresas

As empresas perspetivam um aumento nominal de 15,6% nas exportações de bens em 2022, revendo 9,1 p.p. em alta a previsão efetuada em novembro, de acordo com os dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). 

"Esta revisão resulta da atualização das expetativas para as exportações Intra-UE (+10,1 p.p., para 16,1%) e Extra-UE (+6,8 p.p., para 14,5%)", explica o INE. 

Por Grandes Categorias Económicas (CGCE), "destacam-se os aumentos esperados nas exportações de Fornecimentos industriais não especificados noutra categoria (+17,4%, correspondendo à maior revisão face à previsão efetuada em novembro, +12,4 p.p.) e de Máquinas, outros bens de capital (exceto o material de transporte) e seus acessórios (+16,4%)".

"A revisão das previsões de evolução das exportações em 2022 é consistente com a informação do Comércio Internacional de bens (para os primeiros meses do ano), que aponta, aliás, para uma variação nominal ainda mais acentuada (+25,1%), decorrente de um aumento de quantidade mas também, em grande medida, do forte crescimento de preços que se terá intensificado ao longo de 2021 e ampliado nos primeiros meses de 2022, mas sinalizam uma segunda parte do ano menos dinâmica", pode ler-se. 

O INE refere ainda que "estas perspetivas mais conservadoras das empresas quanto às suas exportações de bens para o resto do ano de 2022, podem refletir uma atitude cautelosa sobre os desenvolvimentos do enquadramento internacional que poderão determinar nomeadamente uma  contração súbita da procura".

Leia Também: Turismo. "Total de hóspedes e dormidas atingiram máximos em agosto"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório