Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Valores tributados a viúvos ainda não foram devolvidos

Depois da apresentação do Orçamento Retificativo pelo Governo e consequente alargamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES), os pensionistas viúvos ficaram a saber que teriam direito a um reembolso dos valores tributados, desde janeiro, às pensões de viuvez. No entanto, de acordo com o avançado esta quinta-feira pelo Jornal de Negócios, os valores que teriam de ser devolvidos pelo Estado ainda não entraram nas contas dos pensionistas.

Valores tributados a viúvos ainda não foram devolvidos
Notícias ao Minuto

08:40 - 24/04/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Pensionistas

Os pensionistas que usufruem de subsídio de viuvez ainda não receberam a devolução dos valores tributados, indevidamente, pelo Estado desde janeiro. De acordo com o Jornal de Negócios ainda não existe uma perspetiva temporal para quando irá acontecer esta devolução.

“Conheço dois casos em que é clara a não correção. Era expectável que no processamento de abril se fizesse a correção retroativa. Respeitaram a nova regra no processamento deste mês, mas não corrigiram para trás”, referiu Manuel Torres da Silva, associado da Associação de pensionistas e reformados, consultado pelo Jornal de Negócios.

A nova lei estabelece que os pensionista viúvos não podem ser taxados duas vezes de forma cumulativa, aplicando-se neste caso o corte mais elevado.

Relembre-se que com o alargamento da CES os pensionistas que auferem pensões superiores a 1.000 euros passaram também a ser taxados, sendo que a contribuição mais baixa foi estabelecida nos 3,5%. Porém este valor pode chegar aos 50% no caso das pensões mais elevadas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório