Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 19º

PSD considera "expectativa positiva" da Fitch "melhor do que negativa"

O líder parlamentar do PSD fez hoje um apelo aos partidos da oposição, nomeadamente o PS, designando-os de "pessimistas", para reconhecerem mais um sinal positivo, a alteração da perspetiva por parte da agência de notação financeira Fitch.

PSD considera "expectativa positiva" da Fitch "melhor do que negativa"
Notícias ao Minuto

12:56 - 11/04/14 por Lusa

Economia Montenegro

"Não tenho dúvidas de que os partidos da oposição vão alinhar mais uma vez pela desvalorização deste sinal. Apesar de ser uma expectativa, não há dúvida nenhuma de que uma expectativa positiva é melhor do que uma negativa, que era a que tínhamos antes", afirmou Luís Montenegro, nos Passos Perdidos do parlamento.

A Fitch anunciou hoje ter atualizado a perspetiva de Portugal de "negativa" para "positiva", embora mantendo o 'rating' de crédito do país em "BB+". A medida justificou-se pelos esforços orçamentais acordados por Lisboa e na recuperação geral da economia lusa.

"Também não há dúvida nenhuma de que há uma perspetiva da própria agência de mudar a notação do país e, portanto, condições para que num futuro próximo possamos ver o nível da nossa dívida ganhar uma nota mais credível e positiva nos mercados financeiros", continuou o deputado social-democrata.

Apesar de classificar o risco de pagamento da dívida de Portugal como "BB+", ou seja, no primeiro nível em que deixa de aconselhar investimento, a Fitch admitiu rever a nota para um nível positivo "em breve".

"Falei num apelo à consciência dos pessimistas para que não se deixem enredar em demasiada 'partidarite' e possam assumir, não que isto é uma vitória do Governo ou da maioria, mas que é objetivamente uma vitória do povo português, no sentido em que as condições hoje são melhores do que no passado e estamos em condições de recuperar, o que se deve ao esforço que têm feito famílias e empresas", disse.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório