DGO divulga hoje execução orçamental até abril

A Direção-Geral do Orçamento (DGO) vai divulgar hoje a síntese de execução orçamental até abril, sendo que, no mês anterior, foi registado um excedente em contabilidade pública de 672 milhões de euros, uma melhoria de 3.071 milhões de euros.

Euros Dinheiro Mercados

© Reuters

Lusa
26/05/2022 07:10 ‧ 26/05/2022 por Lusa

Economia

OE2022

A evolução registada nos primeiros três meses do ano deve-se à melhoria da atividade económica e do mercado do trabalho, bem como "à redução dos encargos associados às medidas de prevenção e combate da covid-19", justificou, na altura, em comunicado, o Ministério das Finanças.

Até março, a resposta à pandemia custou 1.266,5 milhões de euros ao Estado, devido à perda de receita em 356,4 milhões de euros e ao aumento da despesa em 910,1 milhões de euros.

De acordo com o ministério tutelado por Fernando Medina, a receita cresceu 15,4% face a 2021 e a despesa caiu 0,5%.

Até março, a receita fiscal do Estado aumentou 17,8%, em comparação com o mesmo período do ano anterior, atingindo 11.114 milhões de euros, impulsionada pelo IVA.

A receita do IVA atingiu os 5.092,5 milhões de euros no final de março, subindo 24,6% ou 1.006,2 milhões e euros -- abaixo, contudo, da subida observada em fevereiro, que foi de 40,1%.

Por sua vez, os pagamentos em atraso das entidades públicas situaram-se em 508,7 milhões de euros no final de março, um recuo de 44,2 milhões de euros face ao período homólogo.

Leia Também: Pagamentos em atraso recuam para 508,7 milhões de euros em março

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas