Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Wall Street fecha com avanços tímidos na expetativa da subida dos juros

As ações estiveram hoje a flutuar em Wall Street, até acabarem um pouco acima do equilíbrio, com os investidores na expectativa da reunião da Reserva Federal (Fed) sobre política monetária.

Wall Street fecha com avanços tímidos na expetativa da subida dos juros
Notícias ao Minuto

23:19 - 03/05/22 por Lusa

Economia Fed

A expetativa é que no final da reunião do comité de política monetária da Fed (FOMC, na sigla em Inglês), na quarta-feira, seja anunciada a subida da taxa de juro de referência.

Os resultados da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones avançou 0,20%, para os 33.128,79 pontos, o tecnológico Nasdaq progrediu 0,22%, para as 12.563,76 unidades, e o alargado S&P500 avançou 0,48%, para as 4.175,48.

A sessão "teve dificuldade em encontrar um rumo antes da decisão de política monetária da Fed de amanhã", quarta-feira, comentaram os analistas do Wells Fargo.

"A primeira subida da taxa em 50 pontos-base (0,50%) desde 2000 deve ser anunciada na quarta-feira, com o banco central a querer controlar a inflação, que é a mais elevada em quatro décadas", realçaram.

Com efeito, a confirmar-se este aumento da taxa, vai ser o primeiro em mais de 20 anos com esta dimensão, o que vai colocar a taxa de referência no intervalo entre 0,75% e 1,00%.

A Fed quer jugular a inflação com uma série de subidas do custo do dinheiro ainda este ano.

A taxa de inflação anual atingiu um máximo de 40 anos em março, ao ser de 6,8%, segundo o índice PCE, que é do agrado da Fed.

Nervosos, os investidores "limparam as suas posições antes da Fed", sublinhou Karl Haeling, de LBBW.

Os investidores continuam agitados. O índice VIX continua em torno dos 30 pontos. Vão haver movimentos maiores", acrescentou este analista, evocando o índice VIX, também designado 'índice do medo', que dá conta da volatilidade do mercado.

"Há uma real incerteza e as pessoas têm opiniões diferentes sobre o que os investidores vão fazer depois de a Fed ter subido as suas taxas e anunciou um endurecimento quantitativo", adiantou Karl Haeling.

"Alguns dizem que os investidores vão conhecer um regresso do entusiasmo enquanto outros opinam que as subidas das taxas vão ser verdadeiramente duras e que os investidores vão vender. É uma grande mistura de pontos de vista e incertezas", concluiu.

Ao mesmo tempo, a época de divulgação de resultados trimestrais continua a evoluir em pleno. Até agora, mais de 80% as empresas integrantes do S&P500 que divulgaram resultados superaram as expectativas dos analistas e investidores.

Leia Também: Wall Street fecha em alta com recuperação das tecnológicas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório