Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Petrobras aprova venda da sua participação na empresa Deten

A petrolífera brasileira Petrobras aprovou hoje a venda da participação de 27,88% que detinha na empresa Deten Química para a Cepsa Química, numa negociação de 585 milhões de reais (110 milhões de euros).

Petrobras aprova venda da sua participação na empresa Deten
Notícias ao Minuto

14:46 - 28/04/22 por Lusa

Economia Petrobras

Conforme noticiado pela Petrobras em nota à imprensa, o Conselho de Administração já deu sinal verde para a venda, que está sujeita ao cumprimento de uma série de condicionantes, incluindo a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Económica (Cade).

A operação está avaliada em 585 milhões de reais, a serem pagos no fim da transação, com depósito de 5% (29,25 milhões de reais, cerca de 5,6 milhões de euros) no ato da assinatura do contrato, valor que será deduzido do total final.

O anúncio da Petrobras coincide com a estratégia de desinvestimentos implementada pela empresa brasileira e visa otimizar o seu portefólio e melhorar a alocação de capital, com o objetivo de gerar valor para os seus acionistas.

Em dezembro de 1999, a divisão química da Cepsa adquiriu 72% da Deten Química, localizada na cidade de Camaçari, permanecendo o restante dos ativos com a Petrobras.

A Deten Química produz alquilbenzeno linear (LAB), principal matéria-prima utilizada em detergentes biodegradáveis, ácido alquilbenzeno sulfónico linear (LABSA) e alquilato pesado (HAB).

Em abril de 2017, a Cepsa Química concluiu o projeto de ampliação da produção da fábrica de Deten, processo que permitiu aumentar a capacidade produtiva da LAB para 260.000 toneladas.

Cerca de 80% da energia utilizada pela instalação vem de fontes renováveis.

Com esta operação, a Cepsa Química reforça a sua aposta na sustentabilidade. Esta divisão conta com mais de 1.000 funcionários e possui fábricas em seis países ao redor do mundo (Espanha, Alemanha, Brasil, Canadá, China e Indonésia).

Leia Também: Petrobras. Novo presidente quer tornar Brasil na 5.ª potência petrolífera

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório