Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Fiador e avalista: Afinal, quais são as diferenças?

Fique a par das diferenças e conheça ainda as obrigações e os riscos de um fiador e de um avalista, de acordo com a empresa especializada em finanças pessoais Doutor Finanças.

Fiador e avalista: Afinal, quais são as diferenças?
Notícias ao Minuto

08:50 - 22/01/22 por Notícias ao Minuto

Economia Empresas

Ser fiador ou avalista não é a mesma coisa. Na prática, tratam.se de duas formas de garantia pessoal na concessão de crédito, conforme sublinha o Doutor Finanças, mas há diferenças entre os dois conceitos.

O que é um fiador? 

De acordo com a empresa especializada em finanças pessoais, um fiador é "alguém que se compromete junto da entidade credora a pagar a dívida contraída por outra pessoa caso esta não cumpra com o pagamento devido, dando como garantia o seu património pessoal". 

  • Quais são as obrigações do fiador?  "Se a pessoa que contraiu o crédito (o devedor) não pagar o valor definido recai sobre o fiador a obrigação de liquidar os valores em falta", diz o Doutor Finanças. 
  • Quais os risco que o fiador corre? "Na maioria dos casos, as pessoas tornam-se fiadores de filhos ou familiares próximos para lhes facilitar a obtenção de um crédito ou de um contrato de arrendamento."

O que é um avalista?

Por outro lado, um avalista é alguém que se "responsabiliza pelo pagamento da dívida em caso de incumprimento por parte do titular da mesma através de letras ou livranças". 

Por norma, o "aval é frequentemente utilizado no caso de financiamento de pessoas coletivas (empresas e outras organizações)" e "pode ser efetuado pelo valor total da dívida ou por um valor inferior, bastando, para tal, uma assinatura na parte de trás do documento".

  • Quais as obrigações de um avalista? "No aval, existe responsabilidade solidária. Ou seja, o devedor e o avalista tem a mesma responsabilidade no crédito, sendo que a entidade credora pode acionar o património de qualquer um deles em caso de incumprimento."
  • Quais os riscos que o avalista corre? "Na maior parte das situações, os avalistas tendem a ser sócios ou administradores das empresas, e fazem-no por forma a que a mesma consiga a obtenção de um crédito. Tal como acontece na fiança, se existir incumprimento por parte do devedor o património pessoal do avalista pode ser executado."

Leia Também: Comércio e serviços: Arranca fase de manifestações de interesse a apoios

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório