Ministros das Pescas reúnem-se domingo e segunda para fixar capturas

Os ministros das Pescas da UE iniciam no domingo as negociações para fixar as capturas para 2022 nas águas do Atlântico Ocidental, do Mediterrâneo e Mar Negro, com a Comissão a propor cortes em quase metade dos 'stocks'.

NÃO USAR pescar, pescador

© iStock

Lusa
10/12/2021 15:21 ‧ 10/12/2021 por Lusa

Economia

Pesca

O Conselho de Agricultura e Pescas inicia-se no domingo de manhã com a habitual primeira ronda sobre as oportunidades de pesca para 2022, seguindo a agenda com negociações trilaterais.

Na segunda-feira, o Conselho debruça-se sobre temas de agricultura durante a manhã, voltando à questão das pescas à tarde, podendo as discussões arrastar-se até madrugada de terça-feira.

Os totais admissíveis de capturas (TAC) em espécies de gestão partilhada entre a UE e países terceiros, como o bacalhau em águas territoriais da Noruega, estão pendentes do resultado das conversações com o Reino Unido.

Em 03 de novembro, Bruxelas apresentou a sua proposta para os TAC em 2022, com reduções em quase metade dos 'stocks' (11 dos 23), incluindo de quatro espécies em águas territoriais portugueses, designadamente pescada (-18%), carapau (-16%), linguado (-15%) e escamudo (-10%).

O Conselho de Pescas da UE é responsável pela fixação das possibilidades de pesca da UE para as unidades populacionais de peixe da UE, estando Portugal representado na reunião pelo ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

A fixação dos limites de captura e das quotas não está sujeita ao processo legislativo ordinário, não sendo assim necessária a validação do Parlamento Europeu.

Leia Também: Londres rejeita prazo de sexta-feira para resolver licenças de pesca

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas