Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Ministros das Pescas reúnem-se domingo e segunda para fixar capturas

Os ministros das Pescas da UE iniciam no domingo as negociações para fixar as capturas para 2022 nas águas do Atlântico Ocidental, do Mediterrâneo e Mar Negro, com a Comissão a propor cortes em quase metade dos 'stocks'.

Ministros das Pescas reúnem-se domingo e segunda para fixar capturas
Notícias ao Minuto

15:21 - 10/12/21 por Lusa

Economia Pesca

O Conselho de Agricultura e Pescas inicia-se no domingo de manhã com a habitual primeira ronda sobre as oportunidades de pesca para 2022, seguindo a agenda com negociações trilaterais.

Na segunda-feira, o Conselho debruça-se sobre temas de agricultura durante a manhã, voltando à questão das pescas à tarde, podendo as discussões arrastar-se até madrugada de terça-feira.

Os totais admissíveis de capturas (TAC) em espécies de gestão partilhada entre a UE e países terceiros, como o bacalhau em águas territoriais da Noruega, estão pendentes do resultado das conversações com o Reino Unido.

Em 03 de novembro, Bruxelas apresentou a sua proposta para os TAC em 2022, com reduções em quase metade dos 'stocks' (11 dos 23), incluindo de quatro espécies em águas territoriais portugueses, designadamente pescada (-18%), carapau (-16%), linguado (-15%) e escamudo (-10%).

O Conselho de Pescas da UE é responsável pela fixação das possibilidades de pesca da UE para as unidades populacionais de peixe da UE, estando Portugal representado na reunião pelo ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

A fixação dos limites de captura e das quotas não está sujeita ao processo legislativo ordinário, não sendo assim necessária a validação do Parlamento Europeu.

Leia Também: Londres rejeita prazo de sexta-feira para resolver licenças de pesca

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório