Meteorologia

  • 17 MAIO 2022
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 24º

Reforçado controlo do fogo bacteriano que afeta macieiras e pereiras

O Governo assinou um diploma que reforça o controlo do fogo bacteriano, doença que afeta árvores como macieiras, determinando a publicação das freguesias com casos detetados e notificando os proprietários para o cumprimento de medidas.

Reforçado controlo do fogo bacteriano que afeta macieiras e pereiras
Notícias ao Minuto

17:01 - 07/12/21 por Lusa

Economia Diploma

"A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, assinou hoje uma portaria que reforça a capacidade de controlo do fogo bacteriano, uma doença que afeta às árvores pomóideas, designadamente macieiras, pereiras, marmeleiros e nespereiras", anunciou, em comunicado, o Governo.

Através desta portaria, as freguesias com casos detetados de fogo bacteriano passam a ser publicitadas pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e pelas Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP).

Já os proprietários vão ser notificados para procederem a cumprimento de medidas fitossanitárias, onde se inclui o arranque e destruição de árvores ou parte delas, desinfeção do material de poda e proibição do transporte de árvores e colmeias para fora da zona contaminada.

Caso não cumpram estas medidas, os produtores serão multados, vincou o Ministério da Agricultura, sem avançar mais pormenores.

Na sequência desta portaria, passa também a existir o dever de reportar a suspeita de presença desta bactéria às autoridades competentes (DGAV e DRAP), às organizações de produtores ou juntas de freguesia.

"Esta é uma medida que salvaguarda a fitossanidade e promove a viabilidade das explorações frutícolas, minimizando os efeitos disruptivos desta doença, ao mesmo tempo que contribui para um reconhecimento cada vez maior dos produtos nacionais", afirmou, citada no mesmo documento, Maria do Céu Antunes.

Leia Também: Futuro ministro das Finanças alemão elogia reformas na Grécia

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório