Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Paris vai preparar sanções caso Londres recuse atribuir licenças de pesca

O governo francês anunciou hoje que vai preparar uma lista de sanções contra o Reino Unido caso Londres se recuse a atribuir, até 31 deste mês, as licenças a que considera ter direito para pescar nas ilhas anglo-normandas.

Paris vai preparar sanções caso Londres recuse atribuir licenças de pesca
Notícias ao Minuto

14:50 - 24/10/21 por Lusa

Economia França/Reino Unido

Numa entrevista ao canal de televisão France 3, o secretário de Estado dos Assuntos Europeus francês, Clément Beaune, lembrou que as licenças são atribuídas no quadro da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) -- Brexit -- e que Paris não está a pedir favores a ninguém.

"Não pedimos nenhum favor. Pedimos a aplicação do acordo, na íntegra, e ainda não conseguimos", afirmou Beaune, admitindo, porém, que, nos últimos dias, o diálogo foi retomado, mas que os avanços são ainda "insuficientes". 

Beaune indicou que, a pedido do primeiro-ministro francês, Jean Castex, os membros do Governo vão elaborar nos próximos dias a lista de sanções e adiantou que, por exemplo, será limitado o direito dos pescadores britânicos a desembarcarem as suas capturas em portos franceses. 

O conflito pelos direitos de pesca dos franceses nas águas das ilhas anglo-normandas sob jurisdição britânica já dura há vários meses e apresenta diversos picos de tensão política. 

No início do mês, Castex exigiu à Comissão Europeua "maior firmeza" em elação a Londres e avisou que, caso não cumprisse os seus objetivos, denunciaria os acordos de Brexit e a cooperação bilateral, que inclui nomeadamente os de controlo dos fluxos de imigrantes irregulares que tentam entrar no Reino Unido pela costa francesa.

Leia Também: Relações entre Londres e Paris "no ponto mais baixo" dos últimos 40 anos

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório