Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Das previsões do OE ao 'apagão' do Facebook: Os cinco números da semana

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Das previsões do OE ao 'apagão' do Facebook: Os cinco números da semana
Notícias ao Minuto

08:00 - 09/10/21 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Numa semana muito marcada pelo Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), cuja apresentação deverá acontecer no início da próxima semana, também foram conhecidas várias previsões económicas que vão antecipando como se vai comportar a economia portuguesa este ano. 

Sempre a par da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

  • Do PIB ao défice, o que se sabe das previsões do OE2022 até agora?

O Governo apresentou, na quarta-feira, aos partidos os traços gerais da proposta do OE2022 e, como é habitual, foram sendo reveladas algumas projeções macroeconómicas. A revisão em alta do crescimento para este ano (4,6%), que já foi confirmada pelo primeiro-ministro, António Costa, é um dos principais destaques. 

As previsões apontam também para uma queda da taxa de desemprego para 6,5%, um défice de 3,2% e a dívida pública a baixar para 123%.

  • Banco de Portugal mantém perspetiva de crescimento nos 4,8% este ano

O Banco de Portugal (BdP) manteve a perspetiva de crescimento económico nos 4,8% para 2021, à semelhança do que tinha feito no Boletim Económico de junho. De acordo com o Boletim Económico de outubro, "a economia portuguesa cresce 4,8% em 2021, aproximando-se do nível pré-pandemia no final do ano", considerando que "a recuperação da atividade reflete o controlo da pandemia, através do processo de vacinação - com efeitos positivos na confiança dos agentes económicos - e a manutenção de políticas económicas expansionistas".

  • Portugal regressará ao nível de riqueza pré-pandemia em 2022

O Governo considerou que está a proceder a uma revisão em alta das estimativas de crescimento até 2022 e manifestou-se "otimista" de que Portugal regressará aos níveis de riqueza pré-pandemia de Covid-19 no próximo ano.

  • Covid-19 já matou mais de 18 mil pessoas em Portugal

A semana começou com Portugal a ultrapassar a 'marca' das 18 mil mortes por Covid-19. Os dados mais recentes, atualizados na sexta-feira, mostram que já morreram 18.027 pessoas por causa da pandemia em Portugal. Além disso, no total, registaram-se já 1.074.109 contágios.

  • 'Apagão' no Facebook deixou milhões de utilizadores sem serviço durante seis horas

Um 'apagão' do Facebook e das suas plataformas Instagram, WhatsApp e Messenger deixou sem serviço milhões de pessoas em todo o planeta. O problema começou minutos antes das 14h00 TMG (15h00 em Portugal) de segunda-feira e prolongou-se durante cerca de seis horas. O Facebook excluiu a hipótese de o 'apagão' se ter devido a um ataque informático e atribuiu-o a um erro técnico causado pela própria empresa.

Leia Também: AO MINUTO: Surto em Alverca; Centros de vacinação em risco de rutura?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório