Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Procura emprego? Estas são as cinco competências a ter em atenção

Saiba como é que pode fazer a diferença na próxima entrevista de emprego.

Procura emprego? Estas são as cinco competências a ter em atenção
Notícias ao Minuto

08:00 - 21/08/21 por Notícias ao Minuto

Economia Emprego

O processo de recrutamento também mudou com a pandemia e, por consequência, o que as empresas procuram nos candidatos também se alterou. Há, por isso, algumas competências às quais os candidatos devem prestar mais atenção. 

"As empresas estão cada vez mais exigentes em relação às competências dos seus candidatos, tanto em relação a soft como hard skills. Como tal, é também responsabilidade das escolas promoverem o desenvolvimento de soft skills nos alunos, de forma a prepará-los da melhor forma para o mundo do trabalho atual", refere Catarina Costa, gestora de carreira da Ironhack, citada num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

De acordo com a Ironhack, estas são as cinco competências mais procuradas, este ano, pelas empresas nos candidatos: 

1. Motivação em aprender

"A mentalidade de crescimento, ou também denominada como motivação em aprender, é uma das habilidades que se destaca nestes últimos tempos. As características que desenvolvem esta competência são a curiosidade e vontade de saber mais. A maioria das empresas preferem candidatos que tenham esta motivação e que sejam flexíveis, do que alguém que tenha todas as habilidades técnicas e não tenha curiosidade."

2. Resolução de Problemas

"Independentemente do candidato apresentar todas as competências técnicas, ter a resolução de problemas como característica presente no seu perfil é fator decisivo para ser, ou não, escolhido na fase de recrutamento. Ser um problem solver ou e ter a arte de “saber desenrascar” é um dos atributos mais valorizados pelas empresas, sendo que as capacidades de análise e pensamento crítico estão interligadas com esta competência."

3. Trabalho de Equipa

"Não é segredo nenhum que as empresas procuram candidatos que pensem em equipa e que não sejam individualistas. Esta competência está, novamente, na lista das top skills pela sua importância no mundo do trabalho. Saber trabalhar em equipa é fundamental para aumentar a produtividade, a eficácia e a satisfação no trabalho."

4. Boas capacidades de comunicação

"As competências de comunicação são cada vez mais valorizadas pelas empresas. A forma como se ouve, fala, partilha-se ideias, como se dá e recebe feedback, como se enfrenta o público, como se utiliza a linguagem corporal, como se lida com conflitos e se é ou não empático ou simpático são algumas das características a  que os recrutadores prestam atenção. Estas aptidões são transversais a qualquer atividade e são valorizadas em qualquer área de trabalho."

5. Atenção ao Detalhe

"A atenção ao detalhe é uma qualidade que é altamente desejável para os recrutadores. Embora, não seja importante para todos os setores e funções, esta competência significa melhor trabalho e maior eficácia na execução das tarefas que a função exige. Assim, os funcionários com grande atenção ao detalhe não vivem para o “feito é melhor do que perfeito”, sendo que tentam apresentar e executar o seu trabalho da melhor forma possível."

Leia Também: Finerge e Gild notificam Concorrência do controlo conjunto de 3 eólicas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório