Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Esvaziamento de barragem espanhola de Ricobayo irrita populações

A vintena de municípios afetados pelo esvaziamento da barragem de Ricobayo, noroeste de Espanha, reclamaram que a empresa Iberdrola, gestora do empreendimento, corrija "de maneira imediata a situação de desertificação" que provocou nos territórios adjacentes.

Esvaziamento de barragem espanhola de Ricobayo irrita populações
Notícias ao Minuto

23:36 - 13/08/21 por Lusa

Economia Barragem

A plataforma, que junta uma trintena de localidades afetadas, pertencentes a 19 municípios próximos da fronteira com Portugal, enviaram um texto à Iberdrola em que exigem o cumprimento dos acordos aprovados pelo seu conselho de administração sobre o respeito e a integração de políticas ambientais e sustentáveis.

De forma expressa, solicitaram à elétrica que "normalize" a situação em Ricobayo e estude a compensação pelas perdas económicas que causou o "brutal esvaziamento".

Depois de informarem a empresa das ações que fizeram junto de organismos europeus e deputados nacionais para denunciar a situação, os afetados solicitaram à Iberdrola que concretize "um modelo sustentável respeitador da natureza, da biodiversidade e do respeito pelos ecossistemas aquáticos e terrestres".

Também pediram que se aplique "o princípio da hierarquia da mitigação", que implica evitar os danos, minimizá-los, restaurar e compensar todos os afetados.

Da mesma forma, reclamaram "um uso racional e sustentável" da água, que permita gerir de forma adequada os riscos relacionados com a sua escassez e evitar mudanças bruscas e não programadas nos níveis da albufeira.

Leia Também: Quercus critica "tiro da 'bazuca'" com barragem no Alto Alentejo

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório