Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Parlamento Europeu quer segurados mais bem informados

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje a revisão da diretiva (lei europeia) da mediação de seguros, que rege as práticas de venda destes produtos, com vista a melhor proteger o consumidor.

Parlamento Europeu quer segurados mais bem informados
Notícias ao Minuto

14:37 - 26/02/14 por Lusa

Economia Diretiva

Os eurodeputados -- que não tomaram uma decisão definitiva sobre a matéria - querem que as vendas de produtos como o seguro automóvel e o seguro habitação sejam acompanhadas de aconselhamento profissional e que os consumidores sejam mais bem informados sobre o estatuto da pessoa que lhes vende esses produtos.

O objetivo da proposta é melhorar a proteção dos consumidores em matéria de seguros, estabelecendo regras comuns para todas as vendas destes produtos na União Europeia (UE).

O documento inclui normas sobre as informações gerais que terão de ser prestadas pelo mediador ou pela empresa de seguros, o aconselhamento e os conflitos de interesses.

Segundo dados do PE, mais de 70% dos produtos de seguros são vendidos sem o devido aconselhamento e os eurodeputados querem ver garantido o mesmo nível de proteção dos consumidores, independentemente da modalidade escolhida para a aquisição de um produto de seguros.

Se um consumidor compra um produto diretamente junto de uma empresa de seguros, ou indiretamente, junto de um mediador, deverá receber o mesmo nível de proteção.

Os consumidores deverão receber informações claras sobre os riscos associados à compra de um seguro e sobre o estatuto da pessoa que lhes vende o produto. As vendas terão de ser acompanhadas de aconselhamento sério e profissional.

O PE aprovou alterações à proposta apresentada pela Comissão Europeia, mas não a resolução legislativa, de modo a deixar em aberto a possibilidade de negociar um acordo em primeira leitura com o Conselho de Ministros da UE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório