Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Foi "dramático". CTP pede que se evite nova greve da Groundforce

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) apela a um entendimento para que se evite a próxima paralisação.

Foi "dramático". CTP pede que se evite nova greve da Groundforce
Notícias ao Minuto

11:14 - 19/07/21 por Notícias ao Minuto

Economia Greve

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) apela a um entendimento de modo a que se evite uma nova paralisação por parte dos trabalhadores da Groundforce nos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto.

"O que se registou este fim-de-semana nos aeroportos nacionais foi dramático, com mais de 600 voos cancelados, e não podemos correr o risco de este cenário se repetir daqui a 15 dias. Existindo um impasse no diálogo entre os trabalhadores da Groundforce e a TAP, é urgente a intervenção do Governo para que se chegue rapidamente a um acordo e, assim, evitar mais três dias de paralisação", adianta Francisco Calheiros, presidente da CTP, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

A greve dos trabalhadores da Groundforce lançou o caos nos aeroportos portugueses este fim de semana, principalmente em Lisboa. Em dois dias, foram cancelados cerca de 650 voos, de acordo com empresa de 'handling', que apela a que seja alcançado "um acordo que viabilize o pagamento do que é devido aos trabalhadores".

"Respeitamos o direito à greve, que está constitucionalmente previsto, mas esse direito não pode implicar o prejuízo para milhares de pessoas, para o Turismo e para a economia nacional. Os primeiros dois dias de greve prejudicaram seriamente a imagem de Portugal no exterior, numa fase em que já nos encontramos severamente punidos pela pandemia. Esta greve, marcada para o verão, só vem contribuir para asfixiar ainda mais o Turismo e a economia de um país a tentar recuperar de um ano e meio de pandemia", conclui Francisco Calheiros.

Além desta greve, desde o dia 15 de julho que os trabalhadores da Groundforce estão também a cumprir uma greve às horas extraordinárias, que se prolonga até às 24h00 do dia 31 de outubro de 2021.

Leia Também: Caos nos aeroportos devido à Groundforce. Cancelados 650 voos em 2 dias

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório