Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Caos nos aeroportos devido à Groundforce. Cancelados 650 voos em 2 dias

O aeroporto de Lisboa foi o mais afetado pela greve dos funcionários da Groundforce, como protesto pela "situação de instabilidade insustentável, no que concerne ao pagamento pontual dos salários e outras componentes pecuniárias" que os trabalhadores enfrentam desde fevereiro de 2021.

Notícias ao Minuto

08:55 - 19/07/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Greve

A greve dos trabalhadores da Groundforce lançou o caos nos aeroportos portugueses este fim de semana, principalmente em Lisboa. Em dois dias, foram cancelados cerca de 650 voos, de acordo com empresa de 'handling', que apela a que seja alcançado "um acordo que viabilize o pagamento do que é devido aos trabalhadores".

"No total do fim de semana, entre partidas e chegadas, dos 1049 voos previstos realizaram-se apenas 399, tendo os restantes 650 sido cancelados", contabilizou a Groundforce, no domingo

A greve, sublinhe-se, foi convocada pelo Sindicato dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA), como protesto pela "situação de instabilidade insustentável, no que concerne ao pagamento pontual dos salários e outras componentes pecuniárias" que os trabalhadores da Groundforce enfrentam desde fevereiro de 2021.

Além disso, a paralisação vai prolongar-se pelos dias 31 de julho, 1 e 2 de agosto, pelo que se antecipam mais constrangimentos nesse fim de semana. 

Além desta greve, desde o dia 15 de julho que os trabalhadores da Groundforce estão também a cumprir uma greve às horas extraordinárias, que se prolonga até às 24h00 do dia 31 de outubro de 2021.

Aeroporto de Lisboa foi o mais afetado

O segundo dia da greve dos trabalhadores da empresa de 'handling' levou ao cancelamento de 321 dos 515 voos previstos para domingo no aeroporto de Lisboa, anunciou ANA -- Aeroportos de Portugal

"Devido à greve do serviço de `handling´ [assistência em terra à aviação] da Groundforce, dos 515 voos previstos hoje para o aeroporto de Lisboa, estão cancelados 321 voos (166 chegadas e 155 partidas) e previstos serem operados um total de 194 (95 chegadas e 99 partidas)", referiu a ANA em comunicado.

Segundo a ANA, no aeroporto do Porto foram cancelados, no domingo, 37 voos, no aeroporto de Faro foram canceladas sete ligações aéreas e, na Madeira e no Porto Santo, a greve levou ao cancelamento de seis voos em cada um dos aeroportos.

Já a Groundforce disse que "até às 18h30 de domingo, a operação da Groundforce em Lisboa voltou a ser a mais afetada", uma vez que "81,2% dos trabalhadores da empresa aderiram à paralisação, o que inviabilizou a realização de 309 voos".

Já no aeroporto do Porto, "a adesão foi de 48,7% e conduziu ao cancelamento de 44 voos", enquanto em Faro "foi de 9,3% e comprometeu oito movimentos aéreos", de acordo com a empresa. No arquipélago da Madeira, "foram cancelados 12 voos" no Funchal, "em resultado da adesão de 25,7% dos trabalhadores", e no Porto Santo "não se realizaram 10 dos 28 voos previstos".

Groundforce apela a acordo

A Groundforce apelou, no domingo, para que seja alcançado "um acordo que viabilize o pagamento do que é devido aos trabalhadores" da empresa, em greve este fim de semana, que contou com uma adesão de 81,2% no aeroporto de Lisboa.

"Atendendo ao facto de algumas estruturas sindicais terem já enviado pré-avisos de greve entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, a Groundforce considera fundamental que se chegue rapidamente a um acordo que viabilize o pagamento do que é devido aos trabalhadores", escreveu a empresa, em comunicado.

Desta forma, a Groundforce pede "à TAP e aos sindicatos que retomem o diálogo nos próximos dias, evitando que a situação vivida este fim de semana nos aeroportos nacionais se repita no final do mês".

A Groundforce é detida em 50,1% pela Pasogal e em 49,9% pelo grupo TAP, que, em 2020, passou a ser detido em 72,5% pelo Estado português.

A TAP garantiu no sábado que não tem quaisquer pagamentos em atraso à Groundforce, depois de a empresa de 'handling' ter acusado a companhia aérea de uma dívida de 12 milhões de euros por serviços já prestados.

Leia Também: Groundforce apela a "acordo que viabilize pagamento aos trabalhadores"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório