Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

CIMBB quer que Governo assuma construção do IC31 como "prioridade"

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) quer que o Governo assuma a construção do Itinerário Complementar 31 (IC31), "como uma prioridade" e quer a sua inscrição no próximo exercício orçamental.

CIMBB quer que Governo assuma construção do IC31 como "prioridade"
Notícias ao Minuto

18:29 - 07/05/21 por Lusa

Economia Beira Baixa

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a CIMBB refere que escreveu à ministra da Coesão Territorial e ao ministro das Infraestruturas e Habitação, apelando ao Governo para que "continue a assumir a construção" do IC31 como "uma prioridade".

Pede ainda ao Governo, que "assuma o compromisso que tal vai acontecer" e a inscrição do IC31 "já no próximo exercício orçamental".

A ligação entre a autoestrada 23 (A23), em Alcains, Castelo Branco, e a fronteira nas Termas de Monfortinho (IC31) é um dos projetos que deixou de contar com financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

"A CIMBB não entende esta opção [retirada do PRR] e espera que o IC31 se torne uma realidade o mais rapidamente possível. Não podemos continuar a protelar as legítimas expectativas das nossas populações indefinidamente", sublinha.

A CIMBB refere que esta rodovia é estratégica para a região Centro e foi planeada para ligar a A23 à fronteira espanhola através das Termas de Monfortinho.

"A ligação potenciará o desenvolvimento das zonas económicas e de negócios desta região permitindo o escoamento de produtos aqui produzidos com maior rapidez e menor custos de produção, assim como potenciará a necessidade de melhorias e novas ligações às áreas empresariais existentes e a criar numa lógica sub-regional integrada", sustenta.

Os autarcas mostram-se ainda "surpreendidos" com a retirada da construção do IC31 da versão entregue em Bruxelas, do Plano de Recuperação e Resiliência, "num retrocesso inaceitável que demonstra uma enorme insensibilidade para os problemas desta região, apenas justificada por uma visão preconceituosa e desfocada da realidade, que, infelizmente, parece dominar as instâncias europeias".

A CIMBB refere também que o valor definido na Resolução do Conselho de Ministros nº 46-A/2021 para o IC31 (três milhões de euros para 2023) "não corresponde ao investimento efetivamente necessário à implementação deste projeto rodoviário".

A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório