Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Pilar Social "deve ser a bússola" para a recuperação económica

A investigadora do European Policy Centre Laura Rayner considera que a Cimeira Social do Porto é "muito importante" porque mostra aos Estados-membros que o Pilar Europeu dos Direitos Sociais "deve ser a bússola" para recuperar da crise económica.

Pilar Social "deve ser a bússola" para a recuperação económica
Notícias ao Minuto

06:53 - 22/04/21 por Lusa

Economia Cimeira Social

"A cimeira é muito importante porque é um sinal político muito claro dado aos Estados-membros de que, na recuperação [económica], o Pilar deve ser a bússola para determinar como respondem e como reagem à recuperação e, depois, à transição verde e digital", diz, em entrevista à Lusa, a investigadora do European Policy Centre (EPC).

Considerando que, relativamente à resposta à crise da zona euro em 2010, houve uma "clara mudança de direção" da parte da Comissão Europeia que, desta vez, "fez um esforço para se assegurar que os indivíduos em todo o continente não pagam o preço da pandemia", Laura Rayner relembra que "as instituições europeias têm pouca capacidade" para atuar em termos de política social e que "as alavancas" permanecem do lado dos Estados-membros.

"Precisamos que os Estados-membros atuem com eficácia na implementação de todos os princípios e direitos do Pilar. Atualmente, há discrepâncias enormes entre os Estados-membros, e entre regiões dos Estados-membros, sobre os diferentes temas e princípios do Pilar", sublinha.

Nesse sentido, Laura Rayner reitera que o "melhor que pode esperar" da Cimeira Social do Porto, organizada pela presidência portuguesa do Conselho da UE nos dias 07 e 08 de maio, é "relembrar aos Estados-membros que são eles que têm as alavancas" e "empurrá-los" a implementar os princípios "que já tinham assinado em Gotemburgo, em 2017", aquando da adoção do Pilar Europeu dos Direitos Sociais.

"Mas claro que tenho as minhas reservas sobre o sucesso que poderá daí advir, quando [a cimeira] servirá para relembrar os Estados-membros a comprometerem-se com algo com que já tinham concordado. Não se estão a comprometer com nada de novo", sublinha.

A investigadora recusa, no entanto, atribuir a dificuldade dos Estados-membros em implementar o Pilar à "falta de vontade política", alertando antes que a maioria dos 20 princípios que dele constam "englobam todos os aspetos da vida" e implicam "uma nova maneira de olhar para a forma como se faz política e se governa".

"Não se pode simplesmente dizer, 'vamos trabalhar para implementar apenas um, dois, ou três princípios do Pilar'. Cada um dos princípios engloba imensas áreas políticas e irá requerer um trabalho constante e interminável para conseguir implementá-lo totalmente. Mas acho que é justo dizer que mais pode ser feito", aponta.

Até porque, segundo a investigadora, "se as pessoas não sentirem verdadeiramente os benefícios da integração europeia", o projeto europeu ficará "completamente minado".

"Não interessa de onde é que vem a Europa social, se surge através de ações ao nível europeu, nacional, regional ou local. O ponto mais importante é que precisa de ser implementada (...) para que as pessoas consigam perceber que as suas vidas estão a melhorar", refere.

Tanto a apresentação do plano de ação do Pilar como a ideia de que transição 'verde' e digital "tem de ser justa", fez com que "as expectativas de ação ao nível europeu" tenham ficado "tão elevadas" que, caso "não se cumpra agora essa ambição", podem surgir "sérias consequências" no apoio à UE.

"Especialmente no que se refere à juventude atual, que é normalmente mais favorável ao projeto europeu. Se essa juventude sentir que Bruxelas não está a trabalhar, de maneira nenhuma, em prol dos seus interesses, acho que isso poderá ser potencialmente muito devastador para o apoio da UE no futuro", conclui.

A agenda social é uma das grandes prioridades da presidência portuguesa do Conselho da UE, que espera conseguir a aprovação do plano de ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, apresentado pela Comissão Europeia em março, e que estabelece três objetivos.

Além de procurar garantir que, até 2030, pelo menos 78% da população europeia está empregada, o Plano de Ação em questão pretende ainda que haja menos 15 de milhões de pessoas em risco de pobreza, e que 60% dos adultos europeus participem anualmente em ações de formação.

Na Cimeira Social do Porto, a presidência portuguesa quer ver aprovado um programa com medidas concretas baseadas no Pilar Social Europeu, um texto não vinculativo de 20 princípios com o intuito de promover os direitos sociais na Europa.

O texto defende um funcionamento mais justo e eficaz dos mercados de trabalho e dos sistemas de proteção social, nomeadamente ao nível da igualdade de oportunidades, acesso ao mercado de trabalho, proteção social, cuidados de saúde, aprendizagem ao longo da vida, equilíbrio entre vida profissional e familiar e igualdade salarial entre homens e mulheres.

Leia Também: Pilar Social deve ligar "combate à desigualdade" e transição verde

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório