Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Trás-os-Montes vê como "sinal positivo" inclusão da região na ferrovia

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes considerou hoje como "um sinal extremamente positivo" a inclusão no Plano Ferroviário Nacional de Bragança e Vila Real, duas capitais de distrito que perderam o comboio há várias décadas.

Trás-os-Montes vê como "sinal positivo" inclusão da região na ferrovia
Notícias ao Minuto

18:45 - 19/04/21 por Lusa

Economia Plano Ferroviário Nacional

O anúncio do Governo do estudo para a ligação das capitais de distrito através de ferrovia é encarado como "um passo importante" pela CIM Transmontana, que tem criticado as opções nacionais de investimento por até agora esta região não constar em matéria de transporte ferroviário em programas como o Plano Nacional de Investimentos e o Programa de Recuperação e Resiliência.

O organismo que representa nove concelhos do distrito de Bragança "vê como um sinal extremamente positivo o facto de o Plano Ferroviário Nacional (PFN) prever o estudo para a ligação das capitais de distrito (Bragança e Vila Real) através da ferrovia" por entender que dá "corpo a uma das principais reivindicações da CIM, que sempre defendeu a revitalização da ferrovia como uma das grandes apostas para o futuro do território".

A abertura manifestada, hoje, pelo Governo, para estudar a ligação ferroviária das capitais de Distrito (Bragança e Vila Real) é entendida como um passo importante no caminho da melhoria da conectividade da região, beneficiando a circulação de pessoas e mercadorias, contribuindo para a coesão territorial, desenvolvimento económico e qualidade ambiental e consequentemente para o aumento da qualidade de vida das populações", sustenta.

A CIM Terras de Trás-os-Montes destaca que o plano apresentado pelo Governo, "que assenta um dos seus objetivos na expansão da rede através da construção de novas linhas ou reabertura das encerradas, aponta a construção de uma nova linha como a solução mais viável para ligar Bragança e Vila Real através do caminho de ferro".

Esta tem sido, como acrescenta em comunicado, "a solução defendida pela CIM das Terras de Trás-os-Montes, que ao longo destes últimos anos tem vindo a reclamar a realização deste estudo junto do poder central".

A Comunidade Intermunicipal sustenta a sua posição "no facto da ferrovia ser o meio de transporte do futuro, nomeadamente para o transporte mercadorias, contribuir para a descarbonização e surgir como uma oportunidade de criar corredores de aproximação deste território fronteiriço a Espanha".

A CIM Terras de Trás-os-Montes abrange os concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro, Miranda do Douro, Vila Flor, Vinhais e Vimioso.

Leia Também: Ministro quer fim das viagens de avião com menos 600 km na Europa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório