Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Pagamentos ao Estado. Quais são as opções que existem?

De acordo com a informação divulgada pela Autoridade Tributária (AT), há pelo menos cinco métodos para realizar os pagamentos. 

Pagamentos ao Estado. Quais são as opções que existem?
Notícias ao Minuto

08:57 - 04/04/21 por Notícias ao Minuto

Economia Pagamentos

Os contribuintes têm ao seu dispor várias opções de pagamento para regularizar os valores em dívida ao Estado. De acordo com a informação divulgada pela Autoridade Tributária (AT), há pelo menos cinco métodos para realizar os pagamentos. 

  • Débito direto

"Permite efetuar pagamentos regulares, de forma automática, através da conta bancária que possui registada na AT."

  • MB Way

"Permite efetuar pagamentos através da app Sit.Fiscal-Pagamentos ou do Portal das Finanças, com a possibilidade de o poder fazer em qualquer lugar com acesso à internet, a partir do telemóvel ou de outro dispositivo. A apresentação do ícone MB Way nas cobranças a pagamento, indica a possibilidade do pagamento ser efetuado através desse meio."

  • Multibanco

"Permite efetuar pagamentos em qualquer ATM, com a referência do documento de cobrança disponibilizada pela AT. Como utilizar: numa ATM utilize o cartão bancário, selecione a opção 'Pagamentos ao Estado' e siga as instruções apresentadas."

  • Homebanking

"Permite efetuar pagamentos com a referência do documento de cobrança disponibilizada pela AT, com a possibilidade de o poder fazer através do smartphone, tablet ou PC. Como utilizar: aceda ao site oficial de internet do seu banco e siga as instruções aí disponíveis para realizar pagamentos."

  • Outros locais - Serviços locais de Finanças, CTT e bancos

"Se optar por efetuar o pagamento dos seus impostos através dos canais tradicionais sugerimos que o faça utilizando o cartão bancário, por ser rápido e mais seguro do que numerário ou cheque."

A AT lembra ainda que só é possível efetuar pagamentos em numerário de valores iguais ou inferiores a 500 euros. Além disso, não é possível pagar através das caixas multibanco, MB Way e ATM das Secções de Cobrança da AT, valores iguais ou superiores a 100.000 euros. 

Leia Também: Constrangimentos no Portal das Finanças? Quase 200 mil já entregaram IRS

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório