Meteorologia

  • 26 JULHO 2021
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Constrangimentos no Portal das Finanças? Quase 200 mil já entregaram IRS

De acordo com a informação que consta no Portal das Finanças, até ao momento foram já entregues 198.399 declarações daquele imposto. Ou seja, quase 200 mil contribuintes já cumpriram esta obrigação fiscal. 

Constrangimentos no Portal das Finanças? Quase 200 mil já entregaram IRS

Começou esta quinta-feira, dia 1 de abril, o prazo para a entrega do IRS e, este ano, é "expectável" que os reembolsos cheguem mais cedo aos bolsos dos contribuintes, o que pode levar mais pessoas a apressarem a entrega.

De acordo com a informação que consta no Portal das Finanças, até ao momento foram já entregues 198.399 declarações daquele imposto. Ou seja, quase 200 mil contribuintes já cumpriram esta obrigação fiscal

Dado o volume elevado de acessos, é habitual que o Portal das Finanças registe constrangimentos nos primeiros dias. Na rede social Twitter há já várias queixas por parte de pessoas que tentaram entregar o IRS, mas sem sucesso. 

O Ministério das Finanças sublinhou, esta quinta-feira, em resposta ao Notícias ao Minuto, que é normal que exista uma sobrecarga de acessos nas primeiras horas de entrega do IRS, mas lembrou que os contribuintes têm três meses para submeter a declaração. Apela, por isso, a que não haja uma "corrida" nas primeiras horas, a fim de evitar constrangimentos

De acordo com o ECO, há contribuintes abrangidos pelo IRS Automático que estão a ser direcionados para o preenchimento manual, mas a funcionalidade está "temporariamente indisponível".

A entrega da declaração anual do IRS relativa aos rendimentos auferidos em 2020 arranca hoje, prolongando-se até 30 de junho, com quase de dois terços dos contribuintes a poderem, se assim o quiserem, beneficiar do IRS automático.

Tal como sucede desde 2018 entrega da declaração do IRS tem de ser feita exclusivamente por via eletrónica o que implica que os contribuintes estejam na posse de uma senha válida de acesso ao Portal das Finanças.

[Notícia atualizada às 11h21]

Leia Também: Fisco esclarece: Apoio a recibos verdes e sócios gerentes não paga IRS

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório