Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Alerta: Imobiliárias têm até esta sexta-feira para pagar as taxas anuais

Mesmo que a taxa anual de regulação seja paga, sem comprovarem os requisitos de idoneidade, a licença será cancelada.

Alerta: Imobiliárias têm até esta sexta-feira para pagar as taxas anuais
Notícias ao Minuto

09:19 - 05/03/21 por Notícias ao Minuto

Economia Imobiliário

As mediadoras imobiliárias de Portugal têm até esta sexta-feira, 5 de março, para pagar a Taxa Anual de Regulação e comprovar os requisitos de manutenção de validade da licença no Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC). Caso contrário, perdem a validade da licença e, por conseguinte, é cancelada.

Não submeter o formulário para a verificação dos requisitos de manutenção da licença, a empresa será notificada, em sede de audiência de interessados, do projeto de decisão de cancelamento da Licença, e será atribuído novo prazo de 10 dias para a submissão do formulário”, alerta o IMPIC.

A atividade imobiliária estabelece-se, nos termos do art.º 5.º da Lei n.º 15/2013, de se ter “idoneidade comercial” e de se "ser detentor de seguro de responsabilidade civil ou garantia financeira ou instrumento equivalente que o substitua", tal como explica Ricardo Matos Fernandes, advogado que trabalha em Direito Real e Mediação Imobiliária, ao Idealista.

As empresas estão ainda obrigadas a pagar Taxa Anual de Regulação que financia encargos suportados com a gestão do sistema de licenciamento e registo das empresas de mediação imobiliária.

Passou o prazo. E agora?

A empresa poderá ainda impedir o cancelamento da licença requerendo, nos dez dias úteis seguintes ao termo do prazo, o pagamento da taxa em dobro, se ultrapassar o prazo indicado de liquidação, explica o IMPIC. Recorde-se que a entrega dos documentos para cumprimento dos requisitos exigidos é efetuada através da submissão do formulário disponibilizado no portal do instituto.

Leia Também: Imobiliárias com quebras acima de 80% nas transações e procura em janeiro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório