Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 28º

Anacom alerta para fraudes com falsos representantes a atuar em seu nome

A Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) alertou hoje para situações de fraude promovidas por indivíduos que dizem pertencer à Anacom para convencer pessoas a celebrar novos contratos de comunicações.

Anacom alerta para fraudes com falsos representantes a atuar em seu nome
Notícias ao Minuto

17:04 - 18/02/21 por Lusa

Economia Anacom

"Nos últimos dias chegaram ao conhecimento da Anacom, através da linha de apoio, queixas de pessoas que foram abordadas por indivíduos que dizem ser da Anacom e que procuram obter vantagens comerciais, nomeadamente através da celebração de novos contratos de comunicações", alerta a entidade reguladora numa comunicação publicada no seu site.

Este tipo de fraude é recorrente, mudando apenas na forma de abordagem, sendo que desta vez os pretensos representantes da Anacom contactam as potenciais vítimas por telefone e apresentam como pretexto a realização de um estudo sobre a qualidade de acesso à Internet ou a celebração de contratos de comunicação.

Perante esta situação, a Anacom sublinha não estar a realizar quaisquer contactos desta natureza, "pelo que a informação prestada por estes indivíduos é falsa".

A Anacom alerta ainda que, perante uma ocorrência que possa configurar uma tentativa de fraude ou de burla, é fundamental alertar imediatamente as autoridades de segurança.

"Se for vítima destas práticas, recomendamos que apresente queixa junto da Polícia de Segurança Pública e da Guarda Nacional Republicana, ou pode contactar diretamente o Ministério Público ou o Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) junto do tribunal da área onde os factos se verificaram", refere a mesma mensagem do regulador das comunicações.

Leia Também: 5G: Leilão principal arrancou há 25 dias e totaliza hoje 229,8 milhões

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório