Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

BFA contribuiu com 40 milhões para resultados do CaixaBank até setembro

O Banco de Fomento de Angola (BFA) contribuiu com 40 milhões de euros em receitas de dividendos para os resultados dos primeiros nove meses de 2020 do grupo espanhol CaixaBank, que anunciou hoje lucros de 726 milhões.

BFA contribuiu com 40 milhões para resultados do CaixaBank até setembro
Notícias ao Minuto

12:46 - 30/10/20 por Lusa

Economia Angola

De acordo com os resultados de janeiro a setembro do grupo CaixaBank, os rendimentos a partir de dividendos da carteira de investimentos no segundo trimestre incluem os dividendos da Telefónica (multinacional espanhola no setor das telecomunicações) e do BFA (Banco de Fomento de Angola), respetivamente de 50 e 40 milhões de euros (104 milhões de euros e 46 milhões de euros em 2019).

O presidente executivo do CaixaBank, Gonzalo Gortázar, voltou a reiterar, na conferência de imprensa virtual onde apresentou os resultados do grupo, que "não há nada de novo" sobre a participação de 48,1% do banco português BPI no capital do BFA.

O grupo espanhol dono do BPI já manifestou por diversas vezes a sua intenção de "reduzir" a participação que tem na instituição financeira angolana, tendo Gortázar reiterado que "não há data limite" para que isso aconteça.

De acordo com os resultados apresentados hoje, o CaixaBank obteve lucros de 726 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, uma redução de 42,6% em relação ao mesmo período de 2019, depois de constituir provisões extraordinárias de 1.161 milhões para enfrentar a covid-19.

Por seu lado, a filial portuguesa, o BPI, contribuiu com 101 milhões de euros para o grupo durante esse período, uma queda de 41,5% em relação a um ano antes.

Na informação que transmitiu ao mercado, o banco espanhol revela que o seu volume de negócios, que inclui empréstimos e recursos próprios, totalizou 646.299 milhões de euros nos primeiros nove meses, o valor mais elevado desde que a instituição foi criada.

As receitas principais ('core') do CaixaBank, as derivadas da sua atividade principal (margens de juros, comissões líquidas e receitas de seguros), mantêm-se quase inalteradas, tendo baixado apenas 0,7%, para 6.158 milhões de euros até setembro, de acordo com o relatório apresentado à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) em Madrid.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório