Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

CP lança concurso para conversores de tensão para carruagens

A CP - Comboios de Portugal lançou hoje um concurso público internacional, com um preço base de 1,2 milhões de euros, para aquisição de conversores de tensão elétrica para as carruagens compradas à ferroviária espanhola Renfe.

CP lança concurso para conversores de tensão para carruagens
Notícias ao Minuto

17:10 - 21/09/20 por Lusa

Economia CP

Segundo o anúncio do concurso, hoje publicado em Diário da República, a CP quer comprar "53 conversores Chooper Booster (monofásico) de 1500 Vcc ou Vac para 3.000Vcc", terminando já em outubro o prazo para apresentação de propostas (30 dias a contar de hoje).

À agência Lusa, a CP esclareceu que os conversores de tensão elétrica vão servir para as carruagens adquiridas à Renfe, permitindo que a sua tensão se adeque à utilizada pelas locomotivas da CP, que vão rebocar as carruagens.

A CP adquiriu à espanhola Renfe, por 1,65 milhões de euros, 51 carruagens que vão ser requalificadas nas oficinas de Guifões e que, segundo anunciou em julho o ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, deverão custar entre 130 mil e 150 mil euros cada uma.

As primeiras carruagens do pacote de 51 destinam-se à Linha do Minho e vão estar a funcionar entre dezembro e janeiro, segundo o governante, que na altura adiantou que Portugal queria lançar concursos para material circulante.

"A aquisição de material circulante disponível em Espanha faz parte de um esforço de curto prazo para fazer face às necessidades dos portugueses. A CP com 1,65 milhões de euros comprou 51 carruagens [usadas] que novas custariam [cada uma] mais de um milhão de euros", destacou o ministro, na visita então realizada ao Parque Oficinal de Guifões, concelho de Matosinhos, onde a CP vai requalificar as carruagens compradas à Renfe.

Ainda de acordo com o governante, o investimento total, contando com a requalificação, poderá rondar os sete a oito milhões de euros e as carruagens vão estar ao serviço das linhas de intercidades e regionais, podendo circular a 200 quilómetros por hora.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório