Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Marcelo pede acordo na Europa. "Se perder tempo vai pagar mais caro"

Marcelo Rebelo de Sousa considera urgente que a UE tome medidas de resposta à crise, porque caso contrário pagará "muito mais caro" no futuro.

Marcelo pede acordo na Europa. "Se perder tempo vai pagar mais caro"
Notícias ao Minuto

15:38 - 15/07/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Marcelo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, alertou, esta quarta-feira, que quanto mais longa for a pandemia, pior será a crise económica, apelando a que a União Europeia (UE) decida rapidamente sobre as medidas de resposta à pandemia, referindo-se ao Conselho Europeu do final da semana, onde estará em cima da mesa o Fundo de Recuperação. 

"Este quinto mês ainda não é o fim da pandemia e já se fala numa segunda vez. Quanto mais longa for a pandemia, mais imprevisível e pior é a crise económica, financeira e social. Por isso é que é muito importante que a Europa não perca tempo a decidir, porque se perder tempo vai pagar mais caro, muito mais caro. As contas foram feitas ao que foi vivido na pandemia, ninguém sabe o que vem aí", disse Marcelo Rebelo de Sousa, em declarações transmitidas pela RTP3. 

Questionado sobre se está preocupado com o facto de o Governo ter revisto em alta o défice para 7%, tal como formalizou o ministro de Estado e das Finanças, João Leão, esta quarta-feira, no Parlamento, Marcelo adiantou: 

"Não há ninguém com bom senso, não há nenhum português, nenhum europeu e nenhum cidadão do mundo consciente que não deva estar preocupado com a situação. A pandemia caiu em cima de todo o mundo. Caiu forte, caiu brutal e porque é brutal a crise económica e social", disse Marcelo Rebelo de Sousa. 

E acrescentou: "Uma queda de repente a pique não é uma queda contínua, uma queda progressiva. É uma queda a pique em salários, em rendimentos, em atividade empresarial, na vida de trabalhadores."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório