Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 17º

Madeira financia adaptação das empresas às novas regras de segurança

O Governo da Madeira disponibiliza a partir de segunda-feira um sistema de apoio às micro, pequenas e médias empresas para financiar despesas de adaptação às regras de distanciamento social e higiene devido à covid-19, foi hoje anunciado.

Madeira financia adaptação das empresas às novas regras de segurança
Notícias ao Minuto

18:32 - 05/06/20 por Lusa

Economia Covid-19

"Este programa é muito importante, porque as empresas têm agora um custo na sua reabertura, para adaptação face àquilo que são as regras e as boas práticas de manutenção da atividade e da segurança de todos os clientes e utentes", disse o secretário regional da Economia, Rui Barreto, na apresentação do sistema 'ADAPTAR-RAM', no Funchal.

O executivo madeirense, de coligação PSD/CDS-PP, disponibiliza 2,5 milhões de euros para custear 80% das despesas das empresas entre 500 e 10.000 euros, no âmbito do processo de adaptação dos estabelecimentos às novas condições de distanciamento físico e higiene.

São consideradas despesas exequíveis a aquisição de equipamentos de proteção individual, de materiais de higienização, alteração do 'layout' de funcionamento e novos métodos de organização do trabalho e de relacionamento com os clientes e fornecedores.

O secretário da Economia, que exerce o cargo por indicação do CDS-PP, esclareceu que o 'ADAPTAR-RAM' se destina às micro, pequenas e médias empresas do arquipélago constituídas legalmente até 01 de março de 2020 e será executado, no máximo, até 31 de dezembro deste ano.

"Este programa é para ajudar os empresários e permitir que o regresso à normalidade se faça com segurança", vincou Rui Barreto.

O governante sublinhou que a covid-19 ainda não foi erradicada da Madeira, apesar de terem sido registados apenas 90 casos de infeção, já com 81 doentes recuperados, pelo que é fundamental criar "todas as condições" para que as pessoas possam "circular, comprar e conviver" em segurança.

"Devo dizer que, até agora, das atividades que tenho visitado, seja na restauração, seja no comércio, nas lojas em geral, as regras estão a ser cumpridas e há todas as condições para que as pessoas possam regressar com segurança à rua", reforçou.

O 'ADAPTAR-RAM' aceita apenas uma candidatura por empresa e garante um adiantamento inicial de 50%, mediante celebração de um termo de aceitação.

Na Região Autónoma da Madeira estão sediadas 28.106 empresas, das quais 27.047 são microempresas e empregam 38.378 funcionários.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório