Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

DECO: Comprar online com cartão de crédito vai ficar mais seguro

As alterações deverão ser adotadas até ao início do próximo ano.

DECO: Comprar online com cartão de crédito vai ficar mais seguro
Notícias ao Minuto

15:39 - 19/05/20 por Notícias Ao Minuto

Economia compras online

O confinamento fez aumentar as compras online e está para chegar um conjunto de alterações que vai tornar as compras eletrónicas com recurso a cartão de crédito mais seguras, de acordo com a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO). 

"Ao fazer uma compra online com cartão de crédito vai deixar de poder confirmar essa operação apenas com os dados do cartão, como até aqui. À semelhança do que já acontece com o homebanking, vai ser adotada a chamada 'autenticação forte', ou seja, para confirmar o pagamento será necessário recorrer a outros elementos de segurança, por exemplo, um código enviado por SMS", adianta a DECO, em comunicado. 

De sublinhar que a autenticação forte foi uma das medidas introduzidas pela versão revista da Diretiva de Serviços de Pagamento, que vem reforçar a segurança dos mesmos. Estas alterações devem chegar até ao início do próximo ano

Os dados do cartão de crédito passam, assim, a não ser suficientes para concluir a compra. "Passa a ser necessário utilizar uma combinação de, pelo menos, dois de três possíveis elementos de segurança: por exemplo, uma password, um código recebido no telemóvel ou a impressão digital (desde que faça a operação no smartphone ou no tablet)", esclarece a DECO. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório