Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

"Empresas que não tinham de estar abertas hoje vão estar. É inaceitável"

Secretária-geral da CGTP lamentou que muitas empresas estejam hoje, no Dia do Trabalhador, abertas. Se "já era mau que abrissem nos anos anteriores", agora "é muito negativo". Responsável lembrou ainda que o 1.º de Maio tem "uma importância enormíssima" para todos os trabalhadores.

"Empresas que não tinham de estar abertas hoje vão estar. É inaceitável"
Notícias ao Minuto

09:25 - 01/05/20 por Melissa Lopes

Economia 1.º de Maio

Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP, explicou que este 1.º de Maio reveste-se de "características muito diferentes" devido à "situação complexa e difícil do combate ao vírus". Mas, "ainda mais importante se torna, tendo em conta a situação que está a ser vivida por milhões de trabalhadores do nosso país", afirmou em declarações à RTP.

Não sendo possível realizar as manifestações e concentrações habituais devido à pandemia da Covid-19, quem participa hoje nas ações previstas em 24 locais tem uma autorização para poder circular entre concelhos.

A responsável afirmou que irão ser seguidas as normas de segurança, nomeadamente o distanciamento de 3 a 5 metros entre cada participante e lugares marcados. "Não haverá movimentos, não haverá desfiles", sublinhou.

Isabel Camarinha disse ainda que os prazos de cumprimento do pagamento de lay-off é um dos temas em destaque hoje nas ações previstas. "Temos vindo a colocar muitas preocupações com isso", notou. 

A responsável assinalou ainda a "importância enormíssima" que o 1.º de Maio tem para todos os trabalhadores, lembrando que que faz 130 anos das primeiras comemorações deste dia no mundo. 

"Muitas empresas que não tinham de estar abertas hoje, vão estar, já estão. E isso é um facto muito negativo, já era mau que abrissem nos anos anteriores. É inaceitável", lamentou, referindo-se aos trabalhadores de grandes superfícies comerciais que têm estado sob grande "pressão". 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório